Justifique O Criador

213Não é tão fácil justificar o Criador porque constantemente temos reclamações que surgem por sermos opostos a Ele. O Criador é um, um e único, e na medida em que nos tornamos o mesmo todo único, seremos capazes de sentir, compreender e justificá-Lo.

Mas cada vez procedemos a partir da separação, porque de outra forma não seríamos capazes de sentir o conceito de unidade, pois a luz só pode ser vista como resultado da escuridão. Somente a partir do contraste dos opostos é que a realidade é sentida, tanto um polo quanto o outro, luz e escuridão.

É impossível ver escuridão no escuro ou luz na luz, mas apenas uma contra a outra. Portanto, podemos justificar o Criador apenas com a condição de nos unirmos. Na medida em que em nossa conexão descobrirmos o conceito de unidade, seremos capazes de justificar o Criador e a criação criada por Ele. Afinal, a criação é o que está fora Dele.

Portanto, Ele criou o mundo inteiro na forma de separação, distância e fragmentação, as forças egoístas. E tudo isso para nos dar a oportunidade de conectar todos esses opostos com laços de amor e de compreender deles a essência da conexão, que é o Criador. É assim que O alcançamos.

O Criador é uma força única e simples à parte da qual não há nada. E esses conceitos são compreendidos apenas a partir do trabalho de separação. Portanto, contrastes e opostos estão se tornando cada vez mais aparentes e nítidos em nosso mundo.

Cada pessoa, à medida que se desenvolve, revela em si cada vez mais qualidades, pensamentos e até desacordos opostos consigo mesma e mais ainda com os outros. É difícil para ela entender os outros e se conectar com eles.

Este desenvolvimento tem o objetivo de revelar como nossos pensamentos, desejos e ações são diferentes, de modo que, apesar de todas essas diferenças, nos unamos e cubramos todos os nossos pecados com amor. Ao perceber a diferença entre o estado de separação completa, oposição, conflito e o estado de conexão – entre esses dois sistemas quebrados e corrigidos – seremos capazes de compreender, sentir e atingir a essência do Criador na mente e nas sensações.

Isso é revelado precisamente a partir da combinação de dois sistemas opostos, e então vemos os benefícios em tudo que o Criador preparou para nós.

Portanto, você pode justificar o Criador apenas combinando os opostos e não cancelando nada. Pelo contrário, estamos descobrindo cada vez mais as diferenças e conectando-as com a fé acima da razão. Assim, adicionamos um espaço comum, criado a nosso pedido, onde os opostos se conectam.

E se não fizermos isso, se não pedirmos ao Criador para estabelecer a paz entre nós, uma união completa, não saberemos o que o Criador é – um nível acima da oposição.

A oposição permanece, ela não precisa ser destruída e eliminada. Somente desta forma entenderemos o significado da criação e porque o Criador nos criou exatamente assim, opostos uns aos outros. Hoje, revelamos essa oposição em todos os lugares, em todo o mundo, a ponto de não sermos capazes de nos dar bem uns com os outros. Precisamos ensinar a todos como alcançar a conexão certa e ficar mais perto uns dos outros. Caso contrário, o mundo desmoronará. Este é o sinal do nosso tempo – da última geração.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/05/21, “Justificar o Criador”