Fusão De Opostos

630.1Dentro da estrutura de breves explicações sobre os estados espirituais, a maneira como eles se desdobram, se desenvolvem e como absorvemos esses estados, é necessário falar sobre a forma como a Cabalá reage aos opostos e como possibilita equilibrá-los. Em nossa vida, enfrentamos muitas contradições, desde todos os tipos de influências físicas (frio, calor, pressão, vácuo, etc.) até parâmetros sensoriais: ódio, amor, alegria, desespero e assim por diante.

Como podemos equilibrar esses estados para que não existam em nós alternadamente, mas possam existir em harmonia geral, isto é, para que os percebamos simultaneamente, embora nos pareça completamente impossível?

A sabedoria da Cabalá diz que isso deve levar a pessoa a um estado de perfeição. Ela explica que não pode haver perfeição quando existe apenas em um estado e no outro há imperfeição absoluta, o oposto disso. Não pode haver perfeição em um estado de desespero e não pode haver perfeição em um estado de alegria se mais tarde for substituído pelo desespero. Portanto, aqui precisamos de uma abordagem completamente diferente, uma solução diferente para o problema.

É nisso que a sabedoria da Cabalá está envolvida. Ela vê sua missão em reunir todas as qualidades de uma pessoa, todos os seus estados, e dar uma solução grande e perfeita para todos eles.

A resposta é se elevar acima de tudo o que acontece no meio, acima dos estados bons e ruins, quando eles não podem se conectar de forma alguma, ou se dar bem em qualquer nível, nos sentimentos e na mente.

Sua conexão ocorre quando uma pessoa sobe do estado egoísta para a chamada área de fé acima da razão, ou seja, ela começa a trabalhar com suas qualidades no sentido de doar e não receber. Trabalhando inversamente com todas as sensações, ela percebe tudo como bem absoluto.

Não é como na física e em nossas vidas em geral, em nossas relações uns com os outros, quando há contradições e não sabemos o que fazer. No máximo, estamos em algum lugar no meio, tentando encontrar um meio-termo.

Não existe meio termo na Cabalá! A Cabalá acredita que é uma ação perversa, quando nos restringimos de ambos os lados e acreditamos que não podemos fazer mais nada, levantar as mãos e concordar com algum valor médio.

Devemos escolher não um valor médio, mas o valor máximo de dois valores opostos ao mesmo tempo. Quando nos elevamos acima do nosso egoísmo, esses dois sistemas opostos se tornam um, porque um se torna o desejo e o outro se torna a satisfação.

Então temos uma sensação muito clara de que desta forma é possível tomar todas as decisões, bem como resolver todos os conflitos. Este é precisamente o método de trazer o mundo a um estado perfeito.

De KabTV, “Estados Espirituais”