Fiordes Da Alma

933Buscar a Shechiná significa buscar o estado em que nossa alma comum estava antes da destruição de Adam HaRishon. Estávamos todos unidos como uma só alma, cheios da luz superior, a presença do Criador.

Mas não podíamos manter nossa conexão porque um desejo pessoal apareceu em cada um de nós, a conexão se desintegrou e a luz, a presença do Criador se afastou de nós. Isso significa que a Shechiná partiu.

Ficamos com apenas um minúsculo brilho, com uma tênue centelha de vida, a medida mínima de luz superior que nos foi dada para sustentar a vida para que possamos retornar ao estado perfeito em que estávamos. Mas você pode voltar lá apenas através do seu próprio esforço, graças ao seu próprio pedido, oração e esforços para se unir.

Quaisquer passos em direção à conexão, mesmo os físicos, são importantes porque nos aproximam da conexão interna. Como resultado, retornaremos ao estado anterior e a presença do Criador, chamada Shechiná, nos preencherá. Todas as lacunas e rachaduras entre nós serão preenchidas com a presença do Criador.

Portanto, cada vez que nos sentimos distantes um do outro, devemos imaginar como o Criador pode preencher essas lacunas. Não precisamos nos unir de maneira a eliminar todas as fissuras entre nós, mas precisamos que o Criador preencha todas essas lacunas como a água enche a garganta entre as montanhas e forma fiordes.

Então, conforme a nossa anulação, a rejeição do egoísmo, a luz superior preencherá todo o espaço entre nossos picos e nos conectará. Então, sentiremos que somos verdadeiramente um. Mas não estamos conectados uns aos outros diretamente, apenas por meio do Criador que está entre nós. Nós nos esforçamos para alcançar esse estado como um homem com um coração.

Não precisamos voltar ao antigo estado, ao mesmo coração. Este deve ser o coração no qual o Criador preenche todos os vazios, todo o espaço entre nós.

Sentiremos cada vez mais essa separação. Mais e mais diferenças e desacordos de todos os tipos serão revelados entre nós. Não os cancelamos, mas queremos preenchê-los com a Shechiná, o Criador. Portanto, todo o nosso trabalho consiste em buscar a Shechiná, a presença do Criador que nos une.

Não somos capazes de nos unir como um homem com um coração, mas o Criador pode entrar entre nós e nos unir. Sem a presença do Criador e a conexão entre nós, nos sentimos no exílio. Saímos do exílio se o Criador for revelado entre nós e nos conectarmos uns com os outros por meio Dele.

O Criador é revelado apenas como uma conexão entre nós; é impossível se conectar a menos que o Criador preencha todas as lacunas entre nós e nos conecte. Se somos tão diferentes e distantes uns dos outros, apenas a força superior pode nos conectar, nos equalizar e estabelecer o contato entre nós.

Da Lição Diária de Cabalá 04/05/21, “Perseguindo a Shechiná