Em Prol Do Criador

624.02Pergunta: Na Cabalá, existe um conceito chamado Lishma ou em prol do Criador. No entanto, se considerarmos o Criador como a natureza, a mente superior, e não alguma pessoa, não está claro o que significa “fazer algo em prol Dele”?

Resposta: Na Cabalá, o Criador é considerado uma qualidade, uma lei, uma força da natureza, não uma pessoa. Não é um indivíduo personificado, mas uma força como a gravidade ou forças eletrostáticas operando ao nosso redor como campos.

A sabedoria da Cabalá diz que existem apenas duas forças no universo: uma delas é a força que opera por si mesma. Via de regra, há atração e rejeição na natureza. Esta, entretanto, não é a questão. A questão é porque eu atraio e rejeito. Ou seja, deve haver algum pensamento, alguma intenção por trás dessa força.

Posso atrair e rejeitar. Ambos podem ser para meu próprio benefício e para o benefício de alguém fora de mim, para o benefício de outros. A ação fora de mim, quando eu levo em consideração não a mim mesmo, mas apenas o benefício dos outros, é chamada de ação de Lishma (não em prol de mim mesmo, em prol do Criador).

De KabTV, “Estados Espirituais”, Lishma