Dois Níveis De Interpretação Da Torá

209Pergunta: Existe alguma razão para a palavra “Evel” significar às vezes doação e às vezes vaidade?

Resposta: Claro! É assim que nosso egoísmo a quebra. Esse conceito foi traduzido incorretamente – egoisticamente. Qualquer palavra tem dois sentidos: um no nível espiritual e outro no nível corporal.

Estando ao nosso nível, tratamos tudo por nós próprios e, portanto, todas as palavras têm apenas um sentido corporal porque olhamos para tudo com os nossos olhos terrenos. Se você olhar do nível da luz superior, do nível do Criador, tudo isso assume um sentido completamente diferente.

Portanto, qualquer palavra pode ser girada conforme desejado. E a Torá, os Profetas e as Sagradas Escrituras, todos os três livros são escritos de tal forma que seu entendimento depende do nível de quem os lê. Para uma pessoa, essas são apenas histórias que descrevem todos os tipos de ações corporais de povos antigos. E para outra pessoa, essas são ações espirituais que ocorrem nas almas e não entre as pessoas na terra, na propriedade de doação e amor e não em lutas e guerras.

Quando você lê a Torá, parece que há uma luta contínua entre o povo escolhido e o Criador, guerras e decepções sem fim, porque você percebe esta história em suas propriedades egoístas terrenas.

E se você alterar essas propriedades, entenderá tudo de forma completamente diferente. E isso acontecerá automaticamente! De repente, você começará a entender o que está sendo dito sobre como devemos nos unir e, tendo sido unidos, sermos preenchidos com o conhecimento do Criador, o sentimento de vida eterna e perfeita.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 12