Consciência Unida Em Nosso Mundo E No Mundo Espiritual

942Pergunta: Em nosso mundo existe a chamada sabedoria da multidão. Qual é a diferença entre esta consciência unida e aquela no mundo espiritual?

Resposta: O fato é que, em nosso mundo, quando queremos investir juntos em alguma causa comum, nos anulamos parcialmente. Portanto, todos expressam sua opinião para obter um bom resultado geral. Nós meio que inconscientemente usamos esse princípio Cabalístico.

Anulando a mim mesmo, eu adiciono aos outros; “Vamos tentar juntos”. Como resultado, obtemos algo mais ou menos perfeito, melhor do que cada um de nós separadamente. Este é, em geral, o princípio correto.

Mas os Cabalistas dizem: “Vamos nos unir, não para compor algum belo apelo ou resolver algum enigma, mas para criar um espaço vazio entre nós, onde todos se colocam, livres do egoísmo”.

É quando eu me afasto e quero estar aqui com os outros, então coletamos todas as nossas partes livres do egoísmo. Essa consciência não tem nada a ver com o eu de cada um. Basicamente, o espaço está vazio porque não o temos. Nós apenas o criamos por nossos próprios esforços e então um nível superior, uma consciência superior, se manifesta dentro dele.

Pergunta: Jung introduziu o seguinte conceito de consciência coletiva: unificação baseada em arquétipos comuns que são aceitos e compreendidos por todos os membros do grupo. Qual é a diferença entre esse tipo de unidade e a unidade da consciência baseada na autoanulação?

Resposta: Os Cabalistas têm objetivos diferentes e uma técnica diferente. A técnica depende do objetivo, do que eu quero alcançar. Eu quero alcançar a propriedade de doação, conectar-me acima de mim com os outros. Ou seja, eu quero retratar uma propriedade minha que não está dentro de mim para que apareça acima de mim. Nesse caso, sou, por assim dizer, a base sobre a qual desejo me retratar.

Pergunta: Então, a diferença está no nível de conexão com o campo de informação?

Resposta: Claro! Elevando-me dessa forma, não trago nenhuma das minhas indignações, erros ou qualquer coisa para este campo. Na medida em que faço isso, começo a sentir, pelo menos um pouco de sua radiação.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 29/03/19