Compreendendo A Essência Dos Nomes Do Criador

261Pergunta: Quando falamos da força superior, usamos apenas uma palavra: o Criador, que quer dizer aquele que cria. É possível entender a essência de todos os seus nomes?

Resposta: Eu não recomendaria lidar com isso agora porque os nomes do Criador estão diretamente relacionados aos graus de realização de uma pessoa. É porque a alma, ao ascender pelos níveis do mundo espiritual, recebe nomes, definições e códigos diferentes em cada um deles.

É semelhante a alguém que serve no exército e recebe patentes: sargento, tenente, coronel, major, general, etc., e cada um dos níveis indica o avanço da pessoa. Aqui também, a pessoa chama o Criador por nomes diferentes de acordo com os níveis de sua realização. Não é mais do que isso.

Revelando o Criador e dando a Ele nomes diferentes – o bom que faz o bem, cruel, teimoso, útil – você indica as propriedades Dele que você revela.

E Nele, todas as suas propriedades estão em umas forma simples: apenas para elevar e deleitar as criaturas. Mas você a revela uma por uma e o chama por nomes diferentes. Assim, estes não são nomes do Criador, mas como uma pessoa sente o Criador. É como quando uma criança chama sua mãe de mãe má porque ela a repreendeu hoje por alguma ofensa que cometeu. Mas ela é realmente má?

Portanto, não podemos atribuir essas palavras, nomes e denominações ao próprio Criador, mas apenas ao que uma pessoa sente como resultado de seu estado ainda não corrigido. Quando alcançarmos o Criador completamente, Ele será apenas o bem que faz o bem.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 24/02/19