Como Usar Suas Qualidades Corretamente?

961.2Pergunta: Como uma pessoa usa suas emoções corretamente? Como, com a ajuda delas, alguém avança e se engaja no autodesenvolvimento?

Resposta: Podemos controlar a nós mesmos e nossas emoções apenas por meio da influência do ambiente certo.

Essas são pessoas que estão mais focadas na verdadeira revelação do mundo. Se você estiver entre elas, também pode se orientar corretamente e, assim, todos os seus sentimentos e emoções entrarão em relativa ordem.

Pergunta: Existe algum tipo de poder que vem do ambiente e me permite gerenciar a mim mesmo com mais eficácia?

Resposta: Sim. É o poder de doação e amor, da boa conexão. Você pode sentir isso dos outros.

Pergunta: E qualidades negativas, como preguiça, inveja, ciúme e arrogância também podem ser usadas de alguma forma para o benefício dos outros e de você mesmo, para seu próprio autodesenvolvimento?

Resposta: Claro. Elas nos são dadas para que possamos fazer uma compreensão inversa delas, para passar do egoísmo ao altruísmo, à doação e ao amor.

Pergunta: Como imaginar a inveja de forma inversa?

Resposta: Se eu invejo outras pessoas que têm características mais distintas de doação, amor e conexão com os outros, boa assistência mútua e assim por diante, essa inveja desempenha um papel muito positivo e eu preciso desenvolvê-la.

Se estou na companhia de pessoas boas e não as invejo, não aproveito a oportunidade que me é dada para colher o melhor delas.

Pergunta: E se tomarmos uma qualidade mais complexa, como a arrogância?

Resposta: Essa também é uma boa qualidade. Qualquer qualidade pode ser usada tanto para o bem como para o mal. Se eu não tiver arrogância, tirarei de todos o que há neles. E se eu for arrogante, isto é, eu me valorizo, minha capacidade de fazer de mim uma pessoa especial, então vou olhar apenas para o lado bom dos outros.

Comentário: Desta forma, você pode avaliar e tentar usar cada qualidade inversamente. Digamos que a raiva é o que me leva a agir. Posso ficar com raiva de mim mesmo por não ser melhor do que sou.

Minha Resposta: Claro. Não há nada de mal na natureza. Todas as qualidades nos são dadas para usá-las corretamente. Todas têm que ser boas, tudo depende da aplicação por parte de uma pessoa.

Pergunta: Então, a própria definição de “má qualidade” é fundamentalmente errada?

Resposta: Sim. É o nosso egoísmo que nos leva a usá-las.

Pergunta: As boas qualidades podem ser ruins?

Resposta: Depende da pessoa. Uma qualidade não pode ser ruim em si mesma.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 12/04/21