“Como Faço Para Encontrar Meu Verdadeiro Eu?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Faço Para Encontrar Meu Verdadeiro Eu?

Nossa substância ou matéria é o desejo de receber prazer, e nosso corpo físico nada mais é do que um animal. Às vezes sentimos nossos desejos por meio do corpo físico, ou seja, por comida, sexo e família, e às vezes por meio de um corpo mais interno – desejos por dinheiro, honra, controle e conhecimento.

O primeiro grupo de desejos (comida, sexo, família), são desejos individuais pertencentes ao nosso corpo físico. Nossos desejos sociais por dinheiro, honra, controle e conhecimento os seguem. Eles envolvem a interação com outras pessoas, mas ainda diferem de um nível ainda mais alto de desejo com o qual ainda não chegamos a um acordo.

O último desejo é espiritual. Quando ele vem à tona, nos sentimos atraídos por um novo “algo” desconhecido, por um lado, e que todos os níveis anteriores de desejo falham em nos satisfazer em última instância, por outro lado.

Na sabedoria da Cabalá, o desejo espiritual é chamado de “ponto no coração”. É caracterizado por questionar o sentido e o propósito de nossas vidas, por que as coisas são como são, qual é o nosso “verdadeiro eu” e se podemos influenciar nosso destino.

O ponto no coração cria novos polos de mais e menos, positivo e negativo, dentro de nós. Onde antes vivíamos, sobrevivíamos e prosperávamos unicamente de acordo com nossos desejos individuais e sociais – retratando realizações nos níveis de comida, sexo, família, dinheiro, honra, controle e conhecimento como o pólo “positivo” de nossas vidas que aspiramos – quando o ponto no coração emerge, naturalmente sentimos que, por mais que esses desejos possam nos satisfazer, eles não podem preencher uma parte mais profunda e interna de nós que exige sentido e propósito. Assim, sentimos suas realizações transitórias como um pólo “de menos” ou “negativo” em relação à nossa aspiração espiritual recém-descoberta que exige algo mais significativo.

A sabedoria da Cabalá foi feita para satisfazer o desejo espiritual mais profundo e interior. Ela define a meta espiritual, o verdadeiro eu do qual emergimos e para o qual estamos nos dirigindo, e fornece um método de como alcançá-lo. Ao avançar espiritualmente usando o método da Cabalá, aprendemos como simultaneamente tomar as rédeas de um novo pólo de mais/positivo na realidade – a qualidade espiritual com a qual podemos gradualmente atingir a semelhança, que é onde aprendemos como acessar nosso verdadeiro eu, a alma – bem como o pólo de menos/negativo na realidade, nossos desejos sempre crescentes de receber prazer.

Ao tomar essas rédeas, aprendemos como criar um nível de mais/positivo e desenvolver nossa conexão com nosso verdadeiro eu – a alma que é semelhante à fonte de nossas vidas – cada vez mais acima de um de menos/negativo crescente. Isso adiciona um novo nível de profundidade à nossa percepção e sensação de realidade, até um ponto onde não sentimos nenhum fim para nossa realização e existimos em uma eternidade e harmonia conscientemente alcançadas.

Baseado na Lição Virtual de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 13 de março de 2016.
Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.