Coerção Ou Elevação Espiritual?

628.3Existem várias regras no desenvolvimento espiritual de uma pessoa. Uma delas é que não há coerção na espiritualidade.

Porém, como uma pessoa pode se desenvolver se não receber alguns sinais de controle, sinais que controlam você e seu impacto sobre os outros, como feedback?

Quando podemos determinar se há coerção ou não? Somente quando há um desejo e a pessoa não é forçada a agir contra seu desejo, mas é colocada em tal estado em que é forçada a fazer a escolha correta.

Afinal, em princípio, podemos dizer que em nosso mundo uma criança é constantemente coagida: “Vá para a escola! Faça alguma coisa! Não roa as unhas! Tire o dedo do nariz!”, e muito mais.

É coerção ou educação? Qual é a diferença entre educação e coerção? É o fato de que eles explicam por que a pressionam. Isso já se chama educação. É o mesmo na Cabalá.

A principal coisa que acontece na Cabalá é a reunião de pessoas em dezenas, quando seu líder, que não faz parte da dezena, mas está fora dela, diz aos outros o que eles devem fazer. E eles, como se estivessem sob o comando de um treinador, devem realizar certas ações porque desejam atingir um determinado estado espiritual.

Portanto, a coerção na espiritualidade ocorre apenas quando uma pessoa se coage. Pode ser, pelo contrário, um estado muito agradável se ela estiver num grupo e dele tirar o exemplo, o grupo a ajuda. Com isso, ela usa inveja, ciúme, inspiração, excitação e assim por diante.

Em tais influências positivas e negativas de uma pessoa sobre outra na dezena, as pessoas podem atingir estados em que não sentem que estão pressionando a si mesmas, mas, pelo contrário, estão sempre em elevação espiritual.

Portanto, se uma pessoa sente que está agindo involuntariamente, sob pressão, com relutância e a contragosto, isso apenas indica que ela organizou incorretamente seu ambiente espiritual.

De KabTV “Estados Espirituais”