A Maior Realização É Sempre Individual

528.01Pergunta: A consciência mais elevada será sentida em um indivíduo em particular?

Resposta: A consciência mais elevada é sentida apenas por um indivíduo em particular. Existe também uma consciência suprema de grupo e possivelmente até global, mas em princípio, é sempre percebida por todos individualmente. Mesmo que seja um grupo, eu o percebo em mim mesmo. E como percebemos em nosso mundo? Também só em mim.

Pergunta: Nós estudamos que quando os membros de um grupo Cabalístico se unem e se interconectam mutuamente, a essência de ordem superior nasce. Não está claro, uma célula também tem consciência, mas essa consciência não coincide com a minha consciência como resultado da interconexão das células. Como isso acontece?

Resposta: Não, a conquista é sempre individual. Mesmo se eu me unir aos outros e criarmos entre nós um novo órgão sensorial generalizante que inclui todas as nossas características individuais, ainda o sinto em minha forma individual. Tudo depende das minhas qualidades originais.

Pergunta: Na minha percepção, ao subir em níveis mais elevados, é como se eu me tornasse uma célula deste ser elevado, que é Adão – Homem. Minha percepção individual e o resultado da combinação não são a mesma coisa? Como esse ser sente a realidade e como eu a sinto?

Resposta: Aqui está a possibilidade de uma percepção de grupo. Como, digamos, eu olho através de um telescópio, mas ao mesmo tempo percebo, isso sou eu e não os outros. Embora esteja conectado ao mesmo tempo com os outros, essa percepção mútua, mesmo que seja mútua, é percebida em mim. Eu não fujo de mim mesmo para algum lugar, não me dissolvo e não desapareço.

Embora usemos expressões como “anular a mim mesmo”, isso nada mais é do que uma metáfora. Afinal, mesmo nessa anulação, ainda sinto a mim mesmo. E onde mais posso sentir? Em meu desejo. Não importa por qual transformação ele passe, eu sou o mesmo nele.

Comentário: Mas você diz para sentir através da dezena, pensar na dezena.

Minha Resposta: Este também é o meu desejo. Quando eu me uno com a dezena, isso representa meu desejo. E cada um dos amigos ligados à dezena sentirá a mesma inclusão nela, e essa inclusão será individual para cada um deles. Embora cada um de nós sinta os outros como parte de si mesmo, no final, vou sentir isso por mim mesmo.

A inclusão de cada um vem da raiz de sua alma e será individual. Aqui, não podemos ser iguais. Como, digamos, nós dois estamos bebendo água agora, mas o que você e eu sentimos é impossível de comparar.

Pergunta: Isto é, não existe uma mistura absoluta como eu imaginava antes?

Resposta: Não. Pelo contrário, graças à nossa incapacidade de nos unirmos totalmente, mas estamos conectados apenas como se por pontes acima de nós – o egoísmo está abaixo e acima dele há uma ponte – temos uma impressão muito maior, multiplicada por cada superação do egoísmo.

Do contrário, nos dissolveríamos uns nos outros e representaríamos algum todo comum, nivelando toda a natureza, toda a criação.

Aqui, a multiplicação de nossa percepção acontece, como é dito na Cabalá, por 620 vezes. Mas, em geral, é infinito. Portanto, a percepção coletiva é uma coisa e a percepção individual é outra.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 29/03/19