A Intenção – Configuração Do Coração

237Trabalhar com a intenção está no centro de todo o nosso estudo, todos os nossos esforços e todas as nossas ações. A intenção é a sintonia do coração, direcionando o desejo para o Criador. O Criador é a única força operando em toda a realidade. Mas Ele nos criou, as criaturas, desconectadas Dele para que pudéssemos ser atraídos a Ele, para nos dirigirmos a Ele.

Portanto, toda a criação está fora do Criador, fora da espiritualidade, fora do sentimento da força superior, a fim de nos dar a oportunidade de buscar o Criador, de sentir como Ele está faltando em nossas vidas.

O Criador desperta em nós a necessidade de encontrá-Lo. E se percebermos isso corretamente, nos unirmos para buscá-Lo juntos e tentar ser como Ele, vamos ansiar por Ele dia e noite.

Eu quero dirigir cada pensamento e ação a Ele, para chegar mais perto do Criador, para me tornar como Ele e dar-Lhe contentamento. Em troca, receberei ainda mais oportunidades Dele para me aproximar e me conectar com Ele.

Portanto, a intenção não é algo que é lembrado uma vez por dia, mas algo que determina cada ação em minha vida. Se eu quiser me aproximar do Criador, revelá-Lo, senti-Lo, me apegar a Ele, preciso realizar todas as ações que faço na vida com esse pensamento, não importa o que eu faça.

A cada momento, a cada passo, devo anexar o Criador como a única fonte de toda a realidade. E se eu tentar fazer isso, certamente terei ajuda Dele e irei senti-Lo cada vez mais.

Na medida em que ansiar por Ele, sentirei que Ele anseia por mim, como se diz: “Eu sou do meu amado e o meu amado é meu” de forma recíproca. Acontece que a intenção não é alguma adição insignificante que pode ser esquecida, mas uma aspiração das profundezas do coração com a qual estabeleço contato constante entre eu e o Criador.

O Criador nos criou com desejos egoístas, mas nos cercou com tais condições externas que corrigem gradualmente nossas tendências egoístas na intenção de doar. Trabalhando junto com nossos amigos e ajudando uns aos outros, começamos a descobrir a atitude precisa e permanente em relação à força superior, exceto para a qual não há nada, e a ver nela a fonte e o propósito de todas as nossas intenções.

Assim, nós O revelamos com todos os nossos órgãos espirituais de sensação, ou seja, em prol da doação, em anseio mútuo um pelo outro, e entramos no mundo da verdade, a eternidade. Tudo depende apenas de nosso anseio correto.

Esse trabalho não para dia após dia; precisa de renovação constante. Portanto, “eles ajudaram a cada um de seus amigos” apoiando e fortalecendo uns aos outros. Afinal, apenas juntos podemos formar o conceito chamado de Criador entre nós e nos direcionar corretamente para Ele, ou seja, para o lugar certo e na forma certa. E isso só é possível se construirmos essa intenção juntos desde o início.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/05/21, “Trabalho com Intenção”