A Força Da Unidade

931.01Pergunta: Qual é a conexão entre Pessach e a entrega da Torá? Por que o povo de Israel recebeu a Torá no 50 º dia após deixar o Egito?

Resposta: O fato é que desde a saída do egoísmo (do Egito) até a ascensão ao nível da qualidade de doação, que é necessária para entrar na realização de “ama o próximo como a si mesmo”, 50 níveis devem ser ultrapassados. Estes são os 50 dias.

Existem sete graus de Bina (a propriedade de doação) à Malchut (a propriedade de recepção): Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut. 7 vezes 7 é igual a 49. Isso significa que é necessário atingir essas 49 etapas.

No 50º dia, é possível entrar em contato com a propriedade de Bina (a propriedade de doação). Tendo alcançado esta propriedade, a pessoa já pode receber uma instrução chamada Torá.

Pergunta: Todos esses números: 40 anos, 600.000 homens, etc., são graus?

Resposta: Sim, esses são estados pelos quais você deve passar.

Pergunta: Quem são os 600.000 homens? Quais são essas etapas?

Resposta: Isso significa as seis partes de Zeir Anpin: Hesed, Gevura, Tifferet, Netzach, Hod, Yesod, cada uma das quais consiste em dez mil.

Acontece que 60 vezes 10.000 é igual a 600.000. Quando nos elevamos espiritualmente, subimos do nível de Malchut ao nível de Zeir Anpin, e do nível de Zeir Anpin ao nível de Arich Anpin. Esta é uma potência de multiplicação por um fator de 10.000. Portanto, verifica-se que a capacidade de nossa associação é de 600.000. Todas essas figuras falam apenas de uma mudança qualitativa dentro de uma pessoa.

Pergunta: Mas esses eventos aconteceram? 600.000 homens estiveram no Monte Sinai?

Resposta: Talvez houvesse milhões, mas apenas 600.000 estavam prontos para receber a condição de “ama o próximo”.

Pergunta: Mas, novamente, esse é o número de pessoas ou a qualidade? É esse tipo de força daquelas pessoas que estavam prontas para receber a Torá?

Resposta: Sim, unindo-se entre si, elas criaram essa força.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 03/06/19

Comente