A Caverna É Protetora E Guardiã

702.01Pergunta: É interessante que uma caverna seja um lugar especial na terra onde você pode viver. Mas, em princípio, é impossível viver na terra.

Do ponto de vista da Cabalá, a terra é Ratzon, desejo, e não há vida lá. E de repente, descobre-se que existe um lugar na terra onde você pode viver. O que é?

Resposta: A natureza (naturalmente) ou o homem (artificialmente) cria um lugar que tem todas as condições necessárias para uma pessoa existir como se estivesse fora da caverna. Nesse caso, a caverna é ao mesmo tempo protetora e guardiã.

Sabemos que o autor de O Livro do Zohar, o Rabbi Shimon, e seu filho viveram em uma caverna por um longo tempo. Como as fontes nos dizem, muitos de nossos antepassados ​​se estabeleceram em tais lugares.

Mas o objetivo da caverna não é cavar em algum lugar do solo e se esconder de alguém. Seu significado é espiritual.

Ou seja, por um lado, uma pessoa em geral anula e se esconde de todos. Por outro lado, é precisamente em sua humilhação que ela combina as propriedades de Bina e Malchut: a propriedade de doação do mundo superior e a propriedade de recepção do mundo inferior.

Assim, na terra em que não há, em geral, nada adequado para a vida humana, ela forma tal lugar, cria nele (em Malchut) tais condições que seriam iguais ao ar (o mundo superior), e então ela vive. Em outras palavras, graças à Bina, a qualidade de doação, você pode viver em uma caverna.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 23/04/21