Texto Impresso, Áudio Ou Vídeo?

962.8Pergunta: Existe alguma diferença na forma de ler um livro ou outro? Por exemplo, O Estudo das Dez Sefirot ou O Livro do Zohar.

Resposta: Como em qualquer ciência, existem certas regras e abordagens aqui. Ao longo dos 30 anos de funcionamento da nossa organização, muito temos feito em relação a este assunto.

Publiquei meu primeiro livro em 1983 e o escrevi dois anos antes. Hoje existem outras mídias além do texto impresso, mas ainda é a principal.

Portanto, você pode ouvir todas as minhas palestras e aulas – e há milhares delas – em formato de áudio ou assisti-las em formato de vídeo, ou seja, sentindo plenamente que está presente na aula, na sala de aula e ver como tudo acontece. Temos feito essas gravações nos últimos vinte anos.

Fui uma das primeiras pessoas no país a ter meu próprio site: kabbalah.info.

Pergunta: Isso diz respeito às aulas. E os livros? Há diferença entre recebê-los por outros meios ou ler um texto impresso?

Resposta: Basicamente, não lemos meus livros. Eu ensino apenas de fontes primárias, das obras de Baal HaSulam e Rabash. E os livros escritos em torno de fontes primárias são para todos os outros.

As fontes primárias que estudamos são destinadas a pessoas que começam a estudar Cabalá. Elas as introduzem profundamente nesta ciência.

Uma pessoa que começa a ler esses livros vê que a Cabalá a convida a se familiarizar com o mundo em que existimos, mas não sentimos.

Ele existe fora de nós, nos influencia e nós o influenciamos. Nós meio que respiramos com ele, trabalhamos em uníssono. Tudo o que faço é dado de cima. Mesmo os movimentos que estou fazendo com as mãos agora, bem como meus pensamentos, são controlados de cima.

Tendo adicionalmente construído uma certa atitude em relação ao mundo superior, eu também posso influenciá-lo, ou seja, entrar em uma conexão correta com ele, sentir o que o sistema superior quer de mim e como posso mudar meu destino.

Pergunta: Digamos que uma pessoa leia uma fonte primária ou a ouça em formato de áudio. Existem inserções musicais, pausas, etc. Qual formato a influenciará mais?

Resposta: Depende da pessoa. Se ela estudar da maneira certa, não importa o formato que use. Tudo isso a levará a um conceito comum. É o mesmo que quando olhamos para uma pintura; suas cores e composição, todas juntas, nos afetam. Podemos nem estar cientes de como.

De KabTV, “Perguntas sobre Livros Cabalísticos”, 22/10/19

Comente