Reabasteça-se Para O Benefício Do Outro

631.2Pergunta: O que acontece quando estudamos Cabalá? Homens e mulheres começam a sentir sua natureza?

Resposta: Primeiro eles começam a entender e sentem que são completamente opostos um ao outro: no corpo, na mente, na consciência e na visão do mundo. Acabamos de obscurecer tanto essa distinção que nem prestamos atenção a ela e parece que ela não existe.

Achamos que, dessa forma, podemos chegar a algum tipo de entendimento mútuo, igualdade de gênero e assim por diante. Isso não é verdade. Devemos entender claramente a diferença entre um homem e uma mulher, porque quando cada um de nós está na posição certa, podemos somar e nos reabastecer para o benefício do outro.

A Cabalá fala sobre como precisamos nos unir, preservando nossas contradições e até mesmo tornando-as mais proeminentes. Quando mostro a uma mulher que ela é uma mulher aos meus olhos e a mim mesmo como homem, não nos apresentamos imediatamente a algum tipo de relacionamento íntimo.

Falamos no nível mental, emocional, no nível de educação e interação. Com isso, mostramos como somos opostos, mas ao mesmo tempo como podemos nos complementar. A Cabalá explica como um homem e uma mulher devem estar interligados.

Parece-nos que na natureza essa conexão, por exemplo, entre um homem e uma mulher, é muito mais simples. Na verdade, não é tão simples. Não vemos suas diferenças internas, como interagem entre si. Se aceitássemos corretamente nossas diferenças, isso nos levaria a uma cultura, esfera de comunicação e construção de outras instituições sociais completamente diferentes.

Nós nos comunicaríamos de uma maneira completamente diferente no trabalho, nas férias e nas interações entre famílias. Teríamos outros programas de TV e rádio. Jogos, esportes, tudo pareceria diferente.

De KabTV, “Close-up”, 11/08/09