Primogênito: O Próximo Estado Do Homem

633.3Comentário: A décima praga egípcia é a morte do primogênito, quando o homem não sente nenhum prazer no futuro vindouro.

Minha Resposta: O que há de mais importante em uma pessoa, o que ela almeja e o que ela deve fazer é o seu futuro, seus primogênitos, a continuação da vida, suas aspirações. Mas ela descobre que o egoísmo em nada a ajuda nisso, mas, ao contrário, tira dela toda a perspectiva. Então ela está pronta para deixar o Egito.

O primogênito personifica o próximo estado do homem, que chega à conclusão de que não há sentido em continuar a existir no egoísmo. Se ele não se livrar do Faraó, se não sair do Egito, não há sentido em viver. Há escuridão absoluta, não há vislumbre de vida ou esperança.

Na verdade, esse estado egoísta pode parecer o paraíso para os outros, mas não para ele. Ele não vê nada nisso!

Pergunta: É interessante que no mundo corporal, tudo na vida de uma pessoa pode estar bem: uma família, um trabalho. Mas, ao mesmo tempo, ela passa por tais estados internos dos quais apenas alguma força pode retirá-la. O que é essa força? De onde ela vem?

Resposta: Uma pessoa não é capaz de se livrar do egoísmo. Como ela poderia ter força? Ela não pode usar o ego porque revelou sua maldade em todos os estágios, em todos os dez níveis. Mas sair disso? Para onde?

Mas como ela pode usar seu desejo primordial? Renunciar? Isso é uma coisa. E a vida? Consiste no fato de que ela ainda deve receber luz, energia e conexão com o Criador. Ela não tem. Portanto, uma certa transição é necessária aqui para romper com tudo o que era anterior e se conectar com o futuro.

Pergunta: Podemos dizer que essa é a chamada travessia do Machsom, o êxodo do Egito?

Resposta: Sim.

Pergunta: E o homem não volta?

Resposta: Não. Não vamos voltar para o Egito. Devemos sair dele.

Em princípio, toda a Cabalá é construída sobre o êxodo do Egito. Portanto, em todas as subidas posteriores após o Egito, dizemos: “para que se lembre do dia em que saiu da terra do Egito”.

Pergunta: Este é o evento mais importante?

Resposta: Sim, porque só então você pode se tornar mais e mais como o Criador. O Egito é o ponto de transição zero a partir do qual começamos a crescer espiritualmente.

De KabTV, “Estados Espirituais, 30/01/20