Pessach Do Ponto De Vista Das Realidades Modernas, Parte 7

583.02Pergunta: Por que o Faraó diz depois de cada praga: “Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor seu Deus no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também”, e então acrescenta: “Não! Vocês não vão a lugar nenhum!”

Resposta: É a natureza do homem que diz a ele: “Sim, você pode romper com o egoísmo, você pode ir em frente porque vê que esses golpes o ajudam”. Mas eles realmente não ajudam a sair do Egito.

Eles apenas o ajudam a se elevar acima deles quando você prefere estar com o Criador em vez de estar no Egito, apesar de todas as suas recompensas egoístas. Caso contrário, você nunca sairá do Egito! Apenas sem quaisquer benefícios egoístas.

Basta fechar os olhos e pronto: numa noite escura, com pressa, quase sem recolher nada, fuja do seu egoísmo. É a única maneira de escapar dele.

Pergunta: O Criador repete todas as vezes: “O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito”. É como se tudo isso caísse sobre a cabeça dos egípcios e os judeus se separassem. Por que isso acontece?

Resposta: Porque todas as aspirações de uma pessoa para com o Criador, que são chamadas de Israel nela ou os judeus nela permanecem intactas porque conduzem a pessoa a este objetivo. E tudo o que não leva a isso, mas está no egoísmo, gradualmente morre no processo de combatê-lo. E uma pessoa deve passar por dez golpes a fim de romper completamente com o egoísmo e iniciar seu novo caminho.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/04/19