Pessach – A Proibição De Comer Alimentos Fermentados

545Pergunta:Pesach” (da palavra “Pasach”) significa ultrapassar, saltar das propriedades egoístas para as altruístas, para as propriedades do Criador.

Os Cabalistas descreveram alegoricamente a ordem de sair do egoísmo na forma da refeição de Pessach. Um dos símbolos de Pessach é a proibição de comer alimentos fermentados. O que significa fermento em nosso trabalho interior?

Resposta: A proibição de comer alimentos fermentados significa que, se você deseja deixar o Egito, não pode usar quaisquer intenções para seu próprio bem. Se quiser sair do seu desejo egoísta, deve se livrar de todas as ações que o impedem de seguir essa intenção.

Pergunta: O que a matzá, que é chamada de pão da pobreza, simboliza?

Resposta: Pão é do que o homem vive. A saída do estado egoísta consiste no fato de começar a comer tal comida que não preenche o egoísmo da pessoa, mas apenas aquela que dá força espiritual, a propriedade de doação.

O costume de comer matzá significa que a pessoa deve receber apenas o que é necessário para manter seu corpo e deve trabalhar com tudo o mais para doação.

Pergunta: Outro símbolo de Pessach é a limpeza antes de Pessach. Qual é a razão para isso?

Resposta: Isso significa que devemos renunciar completamente aos nossos desejos egoístas. Assim, deixamos o Egito, ou seja, nossas intenções egoístas comuns para nosso próprio bem.

Portanto, devemos nos limpar do fermento (Chametz), que simboliza essas intenções, e de várias ações em todos os níveis – inanimado, vegetativo, animal e humano – de tudo o que está ao nosso redor e dentro de nós. Isso é o que está escrito: “Para que não haja chametz em sua posse”.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 26/03/21