Pesquisa Cabalística

632.3Pergunta: Em que pesquisa a Cabalá se baseia quando fala da relação entre um homem e uma mulher?

Resposta: Eu acredito que nenhuma ciência, exceto a Cabalá, tem a base para falar sobre um homem, uma mulher, seu relacionamento, sua natureza, de onde vêm, por que foram criados desta forma e existem neste relacionamento.

Tudo isso vem do fato de que a Cabalá se abre para nós no mundo superior, em nossas raízes. Com base nelas, já podemos falar sobre algo.

Por que a Torá diz: no início, um homem foi criado e então ele foi dividido em dois? Por que existem dois gêneros e nenhuma criatura que se reproduz ou não se reproduz? Tudo isso é revelado pela ciência da Cabalá.

Ela explora nossas raízes espirituais, ou seja, as forças a partir das quais os mundos espirituais se desenvolveram gradualmente. No processo de seu desenvolvimento, essas forças desceram, e uma pequena centelha, a energia do mundo espiritual, irrompeu no volume do universo então vazio e começou a criar matéria nele: estrelas, galáxias, nebulosas, planetas, até que, no final, criou a Terra. Então a vida começou a se desenvolver em nosso planeta.

Esses processos são estudados na Cabalá. E se estamos falando do fim da criação, que vai de cima para baixo, então um homem, uma mulher, seu desenvolvimento histórico, sua relação um com o outro, e a que eles chegaram hoje, tudo isso vem das mesmas raízes espirituais. Portanto, ao fazer uma pergunta sobre o relacionamento entre um homem e uma mulher no nível terreno, não podemos entender a resposta.

Embora eu tenha grande respeito por psicólogos, sociólogos, sexólogos e outros cientistas, posso dizer que eles têm apenas um pequeno conhecimento fragmentário de observações em nosso mundo, que estão constantemente mudando e se contradizendo. E a Cabalá responde a isso de uma única raiz.

Mas o problema é que a Cabalá estava escondida até agora porque o mundo ainda não tinha condições adequadas para as pessoas começarem a praticá-la. Eles não precisavam dela.

Portanto, por muito tempo, a Cabalá não se desenvolveu apegada ao nosso mundo. Só agora está começando a se envolver nisso.

De KabTV, “Close-up”, 11/08/09