Para Não Viver Para Sempre

592.04O Livro do Zohar, Gênesis, 3:22: Então disse o Senhor Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora, não se deve permitir que ele também tome do fruto da Árvore da Vida e o coma, e viva para sempre”.

Pergunta: É necessário viver para sempre? Depende de que tipo de vida.

Resposta: Certamente. Há muitas pessoas que se separariam alegremente da vida sem dor, porque ela é uma cadeia de sofrimento.

No entanto, temos uma espécie de rolha interna que não nos permite abrir mão da vida e nos faz sofrer. Se não fosse por isso, eu tenho certeza que um grande número de pessoas fariam isso com calma. Assim: você toma um comprimido e adormece porque, a princípio, não tem perspectiva.

Portanto, é dito que agora que uma pessoa caiu em um estado terrível, no egoísmo, é necessário arranjar para que ela não possa se matar, para que haja forças nela e na natureza circundante que a forçariam a se desenvolver embora este desenvolvimento seja muito difícil.

Pergunta: Mas por que se diz “para que ele não viva para sempre”?

Resposta: Isso significa que ele não permaneça para sempre no estado egoísta.

Para isso, por um lado, é necessário que certas forças impeçam o homem a todo o tempo de terminar sua existência terrena dentro da estrutura do corpo animal e, por outro lado, lhe deem a oportunidade de se desenvolver sem se sentir eterno, perfeito e constantemente sentindo um estado de sede, falta, aspirações por algo. Assim, ele retornará gradualmente ao estado anterior do qual caiu.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 7