“Onde Israel Deveria Investir Seus Royalties Do Gás?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Onde Israel Deveria Investir Seus Royalties Do Gás?

Em 2020, Israel recebeu o equivalente a cerca de três bilhões de dólares americanos em royalties do gás. Parte dele deveria ir para um Fundo de Cidadãos Israelenses para o benefício dos cidadãos israelenses, mas o fundo ainda não está operacional. Na verdade, qual é o melhor investimento para esses royalties?

É improvável que o fundo para os cidadãos israelenses seja criado, já que ninguém está realmente olhando nessa direção. Se, entretanto, milagrosamente se concretizasse, a educação deveria ser sua prioridade número um. Embora uma grande parte do orçamento de Israel atualmente vá para a educação, não é o tipo de educação de que as pessoas precisam.

A educação de que as pessoas precisam deve ensinar como viver harmoniosamente uns com os outros por meio do desenvolvimento de conexões positivas e calorosas e da implementação da responsabilidade mútua. Em sua definição atual, a educação consiste apenas em adquirir conhecimentos e habilidades. Todos os problemas em Israel são, portanto, baseados na educação.

A educação é um problema generalizado que afeta todas as pessoas. O melhor investimento dos royalties do gás de Israel seria em um projeto de larga escala que eduque as pessoas, com a ajuda da mídia, como atualizar as conexões para se tornarem mais positivas e harmoniosas. Uma atualização na conexão das pessoas significa uma atualização nas atitudes uns com os outros, de modo que, a todo o dia, estaríamos preocupados em como aumentar a bondade, a benevolência, a felicidade, a confiança, o apoio, o incentivo, a gentileza, o altruísmo e a positividade na sociedade.

Essa educação é oposta à natureza humana, que é egoísta em sua essência. Em outras palavras, a essência da educação é nos elevar acima de nosso egocentrismo para desenvolver conexões positivas. Por isso é preciso educar a todos. Para isso, a educação não requer grandes orçamentos. Em vez disso, requer explicações claras e consistentes de que, sem atualizar nossas conexões para nos tornarmos mais solidários e encorajadores uns aos outros, uma vida verdadeiramente harmoniosa sempre nos escapará.

Ao priorizar, investir e se engajar nesse novo tipo de educação, um novo ambiente positivo envolveria a sociedade. Sentiríamos uma nova meta se abrir diante de nós e um novo tipo de motivação, que nos forçaria a nos tornar mais unidos. É especialmente em um lugar altamente egoísta como Israel que essa revolução na educação precisa acontecer. Além disso, não se trata apenas de melhorar a sociedade israelense, mas ao melhorar as conexões entre o povo de Israel, a base seria estabelecida para que conexões positivas entre a humanidade em geral se desenvolvessem. Assim, cumpriríamos nosso destino (“Ame o seu próximo como a si mesmo”) e transmitiríamos o método de conexão ao mundo (tornar-se “uma luz para as nações”).

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.