O Criador Terá Prazer Em Nos Ajudar

528.02É claro que não somos capazes de mudar nossa natureza de egoísta para altruísta. É como subir do nível do ser criado ao nível do Criador. Claro, não está em nosso poder porque somos apenas seres criados e bastante inferiores.

Obviamente, temos a chance de crescer, mas isso ainda está à nossa frente. Quanto mais tentamos nos elevar à realidade espiritual, mais fundo mergulhamos no mundo corpóreo, porque o Criador criou um oposto ao outro. É devido a ambas as forças, Faraó e Criador, e aprendendo como usá-las corretamente para que possamos subir entre ambas, na linha média, em direção ao Criador.

Claro, não podemos nos unir na dezena sozinhos, mas podemos pedir ao Criador para nos ajudar a conectar. Mas é impossível pedir até que tenhamos tentado fazer por nós mesmos. Ou seja, nos esforçamos para nos conectar e descobrir o quão diferentes somos, que não nos aceitamos, o quão preguiçosos somos e não entendemos o que é a conexão, ou o que significa ser um homem com um coração.

Quando caímos em desespero com nossas tentativas, nos voltamos ao Criador. Agora temos algo para mostrar a Ele: “Olha, tentamos de tudo e nada funciona. Você deve nos ajudar!”

Mas se não começarmos a tentar por conta própria, o Criador não será capaz de nos ajudar. Ele sempre faz correções em nossas tentativas malsucedidas. Todo o nosso trabalho é tentar fazer algo, e depois disso temos o direito de nos voltar ao Criador e Ele nos ajudará com grande alegria. Depois de nossas próprias tentativas, percebemos onde ocorreu a quebra e como corrigi-la, e que nós mesmos não somos capazes disso.

Quando uma pessoa tenta alcançar a unidade por si mesma, ou seja, o nível espiritual em que está unida aos outros, ela revela seu desamparo. Ela entende que não tem sentimentos, nenhuma compreensão de como fazer isso, e que precisa receber a força superior, o desejo superior para isso. Ou seja, falta-lhe trabalho na mente e no coração.

O Criador faz tudo, mas devemos ir a Ele com o desespero do trabalho que tentamos fazer e não tivemos sucesso. Até que tentemos nós mesmos, não sabemos o que pedir.

Da Lição Diária de Cabalá 04/04/21, “Pessach