Faraó – A Forma Reversa Do Criador

565.02Toda a sabedoria da Cabalá é como perceber corretamente a natureza em que estamos. Não mudamos nada na realidade, exceto a nossa atitude, a percepção do mundo em que vivemos. Não há como mudar a própria realidade, porque isso é como querer mudar o universo.

Descobrimos que estamos dentro das forças da natureza chamadas Criador ou Faraó, dependendo de nossa percepção. O Faraó e o Criador são duas formas opostas da mesma força superior.

Portanto, tudo depende da pessoa. Se eu aceito tudo pela fé acima da razão e revelo o Criador em tudo, o Faraó parece desaparecer. O Faraó é a forma incorreta na qual vejo o Criador. Mas conforme eu mudo, me corrijo e começo a revelar minha força em prol da doação, vejo que o mundo inteiro está em doação e amor, e não há ninguém além do Criador. E não há o Faraó!

O Criador diz: “Vamos ao Faraó, pois endureci seu coração”. Por revelar o Faraó como a força mais maligna da criação, Ele obriga as criaturas a revelarem o Criador.

O Criador disse a Moisés: “Vamos ao Faraó, pois endureci seu coração”. É como se ele estivesse se escondendo atrás do Faraó e, em vez do Criador, Moisés visse o Faraó: forte, dominador, terrível. Mas por que isso é necessário? Para que Moisés precise do Criador, de Sua ajuda. E assim o Criador endurece o coração do Faraó, o torna grande e terrível, de modo que Moisés tem medo desse monstro.

A força do Faraó está crescendo, e não temos escolha a não ser pedir ajuda ao Criador. Queremos nos esconder no Criador, se esconder sob Suas asas, para que o Faraó não possa nos alcançar.

O Faraó nos aproxima do Criador, da liberação. Quem dá ao povo de Israel toda a força, todos os utensílios, o desejo de sair do Egito? O Faraó! O Faraó criou Moisés e organizou tudo para a fuga. O Faraó é o poder que atua sobre nós durante nosso exílio.

O Faraó nos preparou para a saída do exílio: ele nos organizou, nos construiu, nos criou. E quando chega a hora de sair do exílio, ele passa cada vez mais o poder para o Criador, até que saiamos completamente do poder do Faraó e nos apeguemos à força superior, que é chamada de Criador. Com Ele, continuamos e o Faraó termina sua missão.

É um sistema unificado, trabalhando desta forma, às vezes pelo poder do mal, depois pelo poder do bem, então pelos dois juntos na linha do meio. O poder do Faraó e o poder do Criador correspondem totalmente um ao outro, e tudo para que a pessoa, no meio entre eles, possa crescer corretamente.

Da Lição Diária de Cabalá 04/04/21, “Pessach”