Desejos Que Não Buscam A Correção

622.01Pergunta: Qual é a diferença entre os egípcios e a multidão mista? O que os egípcios dentro de nós querem? Eles também são desejos egoístas?

Resposta: Os egípcios querem apenas uma vida boa, sem qualquer conexão com o Criador. Essa é a atitude consumista usual em relação ao nosso mundo, como a maioria das pessoas. Mas também há pessoas que dizem: “Não, faremos o que o Criador quer de nós”, ou seja, todos os tipos de mandamentos. Os desejos do Criador são chamados de mandamentos.

“Cumpriremos esses mandamentos, mas não para sermos semelhantes ao Criador, não em prol da doação e do amor (afinal, todos os mandamentos se resumem em “amar ao próximo como a si mesmo”), mas para ganhar o mundo futuro por nós mesmos”.

Pergunta: Quando a contagem das doze tribos estava ocorrendo, a multidão mista não estava incluída lá. Elas não estão relacionadas à correção de forma alguma?

Resposta: Não, a multidão mista são aqueles desejos que não queremos levar conosco do Egito, levantá-los de lá. Não podemos conduzi-los através do Yam Suf, o Mar Final (Mar Vermelho). Embora eles nos persigam e tentem nos levar de volta ao Egito à força, nós continuamos e eles se afogam no Yam Suf (Mar Vermelho) ou retornam ao Egito.

Pergunta: No Midrash Raba (Grande Comentário) está escrito que a multidão mista forneceu cavalos para as carruagens do Faraó alcançarem os israelitas. O que isso significa no trabalho espiritual?

Resposta: Isso significa que ela dá tudo para quaisquer forças egoístas para impedir aquelas pessoas que querem sair do Egito.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 02/04/21