Desamparado Diante Do Egoísmo

236.01Pergunta: No quinquagésimo dia após deixar o Egito, o povo foi ao Monte Sinai. “Sina” em hebraico significa ódio. “Montanha” é a palavra “Har” de “Hirhurim”, que significa dúvidas. Quais são essas dúvidas? Dúvidas de ódio?

Resposta: Olhando para o ódio que preenche uma pessoa e para a qualidade de doação e amor, a qualidade chamada Criador, ninguém pode acreditar que é possível derrotar o ódio, escalar esta montanha, superar o enorme egoísmo em todas as suas manifestações.

Estar ao pé de uma montanha significa sentir que não há nada que você possa fazer, você levanta as mãos e seja como for. Você não tem controle sobre o seu egoísmo, sobre a sua natureza, ela o controla completamente e faz o que quer.

Pergunta: O Monte Sinai é ódio contra a qualidade do Criador, a qualidade de doação e amor? Ou é ódio contra as pessoas ao seu redor?

Resposta: É a mesma coisa. Assim como em nosso mundo, transferimos as qualidades das pessoas para sua imagem externa e, portanto, amamos algumas pessoas e não amamos outras. Afinal, definimos nossa atitude não em relação à “carne”, mas em relação à qualidade que uma pessoa representa como se a representasse diante de nós como um ator. É por isso que a amamos ou não, estamos mais próximos ou mais distantes dela.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 09/04/21