Conselhos Para Os Solitários

961.2Comentário: Uma grande tendência no mundo hoje é a solidão. Um ministro para a solidão já foi nomeado na Inglaterra e agora um ministro para a solidão foi nomeado no Japão.

Irina nos escreve: “Que terrível solidão! Como cheguei a isso, não entendo. Sempre fui amigável, aberta e de repente – sozinha! Casa vazia, coração vazio, o telefone está em silêncio. E eu não quero ligar para ninguém. Tão sozinha que não tenho forças! E tanta solidão ao meu redor! Como podemos viver sozinhos?”

Minha Resposta: Você não pode. Se você criasse um clube para os solitários, eles não iriam lá de qualquer maneira.

Pergunta: Eu me pergunto por quê? É verdade, ela e todos os outros ficam sentados em casa por algum motivo. Você deve procurá-los, ministérios devem ser construídos para eles. Isso é um problema!

Resposta: O fato é que nenhum ministro ajudará aqui, nenhuma decisão de cima, de governos, ajudará. São apenas pretextos para mostrar que cuidamos dos solitários. Não vai ajudar de forma alguma.

As pessoas percebem que não conseguem encontrar o sentido da vida no casamento. Elas não podem encontrar o sentido da vida no trabalho e, naturalmente, nem na amizade. Em nada. Então qual é o ponto? Por que eu deveria sair da cama pela manhã? Não há razão, nenhum estímulo para se mover, pensar, falar ou fazer qualquer coisa. O mundo congela como resultado.

E qual é o ponto? Só se descobrirmos o sentido da vida, que está acima desse estado. Só se de alguma forma conseguirmos contar aos outros, mostrar, sacudir as pessoas e acordá-las. Do contrário, francamente, tudo terminará com alguém vendendo comprimidos que o farão dormir para sempre.

E as pessoas vão comprá-los. Sem dúvida! Terão prazer em tomar um comprimido com um gole d’água, deitar-se e pronto. O que acontece depois não importa.

Comentário: Isso não parece muito lógico. Se um homem se sente mal, ele logicamente começa a procurar.

Minha Resposta: E o que ele pode fazer se não encontrar uma saída? Por que viver?

Pergunta: E se conectar com outras pessoas, pelo menos algum tipo de conexão?!

Resposta: Eles se reúnem em alguns clubes, mas isso também acaba.

Pergunta: Esta não é a solução?

Resposta: Claro que não.

Pergunta: Isto é, até que uma pessoa penetre no sentido da vida. Isso está acontecendo agora e é por isso que vemos essa tendência?

Resposta: Sim. A pessoa tem que romper uma barreira que se manifesta em completa apatia para com tudo. Só então ela pode descobrir uma vida totalmente nova. Ou seja, de certa forma, é a morte. Passando por essa barreira, descobrimos que existe outra vida, um tipo diferente, e agora posso começar a vivê-la.

A pessoa deve perceber, concordar e querer desistir dessa vida – essa busca egoísta constante de algo. Uma vez que ela concorde com isso de alguma forma, estará pronta para a próxima vida.

Pergunta: Qual é o seu conselho para uma pessoa solitária que se sente sozinha a ponto de ter uma necessidade terrível em sua alma?

Resposta: Meu conselho: vá ao nosso site e leia. Não há mais nada que eu possa recomendar. Do fundo do meu coração, preferiria não dizer isso, mas não posso oferecer mais nada.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 22/02/21