Conhecimento E Consciência

 202Pergunta: Você diz que existe uma interação muito interessante entre a mente e o sentimento. Por um lado, nossa base são os sentimentos e, por outro lado, ainda estamos falando sobre uma abordagem consciente. Isso significa que uma pessoa que se move para o espiritual deve fazer isso conscientemente. A mente está envolvida?

Resposta: Sim, é que não temos consciência disso.

Eu tinha um amigo que era afinador de órgão na Catedral Dome em Riga. Ele uma vez me disse como afinar este instrumento antigo. Isso envolve uma matemática terrível! Esses cálculos, essas fórmulas! O que seus fabricantes sabiam, o que eles pareciam entender?! Tudo isso é ouvir e tudo isso é sentir.

Por um lado, matemática, fórmulas, ondas, colunas de pressão atmosférica e assim por diante. Por outro lado, podemos dizer que este não é um aparelho conceitual, mas sensorial: como afeta a membrana, a audição, penetra, atinge o coração. Onde tudo isso acontece? Como podemos dividir isso em sistemas sensíveis e inteligentes?

Comentário: Tradicionalmente, a psicologia e todas as ciências associadas a ela dividem a psique humana na esfera do consciente e do extraconsciente. Então, há mais divisões: o extraconsciente é dividido em subconsciente e supraconsciente, que é responsável pela criatividade. Mas o sentimento funciona no nível subconsciente. Em geral, a maior parte da personalidade pertence ao extraconsciente.

Minha Resposta: Nós apenas os processamos inconscientemente com nosso aparato matemático conceitual. Igual a quem escuta música. Se soubéssemos todo o seu aparato sensorial e perceptivo, poderíamos descrever tudo. Estas são fórmulas puras.

Pergunta: Mas o resultado desse processamento é o produto final, nosso conhecimento. Ou seja, já podemos possuir a mente e de alguma forma gerenciar. É possível dizer que o conhecimento que posso transmitir aos outros pertence ao reino da consciência? É correto identificar consciência e conhecimento?

Resposta: Não, acho que não. Conhecimento é a quantidade de informação adquirida por uma pessoa que a ajuda a existir. Este é o arquivo de ações, práticas, experiências e tudo o que ela possui.

E a consciência é a possibilidade de percepção em um determinado nível. Uma pessoa com pouco conhecimento pode ter uma consciência que um enorme elefante não tem.

Ou seja, o conhecimento é material acumulado e a consciência é a possibilidade de percepção.

De KabTV, “Encontros com a Cabalá”, 03/01/19