As Letras São A Atitude Do Criador Para Com Os Seres Criados

526Pergunta: Um dos capítulos mais interessantes do Livro do Zohar é o capítulo “As Letras do Rabino Hamnuna Saba”. Por que ele é tão importante?

Resposta: Esse capítulo é sobre a criação das letras e como as pessoas podem descrever a revelação do Criador ao homem.

Pergunta: O texto descreve como cada letra veio ao Criador e disse: “Ó Senhor do mundo, é bom para Você criar o mundo comigo”. O que isso significa?

Resposta: Embora cada letra seja a revelação egoísta mais baixa em relação à luz do Criador, ela acredita que é realmente nesta manifestação que pode expressar a essência interna da atitude do Criador para com os seres criados. Esta é a razão pela qual elaafirma: “É adequado que o mundo seja criado comigo”.

Pergunta: O Criador responde: “Você é formosa e justa, mas não está apta para criar o mundo com você…. Além disso, você é o selo da morte, já que Tav também é a última letra na palavra ‘Mavet’ [morte]”. Por que o Criador primeiro elogia cada letra?

Resposta: Porque não pode haver nada de ruim no mundo.

Existe algum fenômeno ou revelação na criação que não tenha o direito de existir? Não existe tal coisa. Pode haver vida sem uma das letras? Não. Pode haver vida sem morte? Não. Sem ódio, sem mais nada? É impossível. Ou seja, tudo é construído na combinação certa.

Por que o mundo não pode ser criado por qualquer uma das letras além da letra “Bet”? Porque essa letra não está relacionada a nada e só há bênção nela. É a isso que se resume a doação do Criador ao mundo.

Pergunta: Então, se uma pessoa finalmente der lugar ao Criador, tudo fará sentido?

Resposta: Sim, bem colocado.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 06/01/19

Comente