Uma Corda Para Agarrar

236.02Pergunta: Todos os quatro exílios de Israel são considerados estados bastante severos. Como alguém pode entender alguma coisa e avançar nessas terríveis descidas? O que fazer?

Resposta: Esteja acima de todos os problemas e entenda que todos eles foram criados para que você possa senti-los e ser capaz de superá-los. Nada mais. Afinal, só é possível nos tirar de nossa matéria egoísta quando sentimos o quanto sofremos com isso. Caso contrário, você não será capaz de se elevar acima dela.

Pergunta: Onde está aquela corda que se pode agarrar para subir acima disso?

Resposta: Esta corda aparece quando uma pessoa está em completo desespero de suas habilidades. Não é tão fácil atingir esse estado. Mas O Livro do Zohar acelera esse processo.

O Baal HaSulam escreve que o momento mais feliz na vida de uma pessoa é quando ela começa a sentir até que ponto é incapaz de compreender e realizar qualquer coisa. Ela está completamente perdida, como uma criança pequena que treme e chora, tendo se perdido em uma floresta densa.

Quando ela atinge tal estado de desespero absoluto por sua incapacidade de mudar algo em si mesma ou no mundo ao seu redor, ela se sente desesperada, insignificante, sem sentido, e a luz da redenção vem a ela, o que lhe dá uma sensação de eternidade, perfeição, e a necessidade de se integrar na criação.

Somente em um estado de extrema exaustão de suas próprias forças, quando vê que não pode se ajudar em nada, ela começa a precisar da força superior que se manifestará nela e a levará para cima.

Acreditamos que, por nossas próprias forças, propriedades e mente, somos capazes de tudo: “Como podemos sacrificar nosso próprio eu”? Mas, na verdade, quando uma pessoa desiste de tudo isso, de repente ela se sente totalmente livre. Portanto, nossa tarefa mais importante é romper com nosso egoísmo.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 8

Comente