Renda-se Para Vencer

197.01Se fôssemos capazes de derrotar a inclinação ao mal que nos confunde, se pudéssemos nos levantar contra ela como heróis e fôssemos capazes de doar, se pudéssemos capturar nosso desejo de receber e dobrá-lo, apenas aumentaríamos nosso egoísmo. Ele teria inflado ainda mais!

Portanto, não há maneira de alcançar a doação, exceto por meio de uma transição especial. Descobrimos que o desejo de receber não vale nada, mas não podemos superá-lo.

Portanto, dependemos da força superior, que está fora de nós. Nós nos apegamos a essa força superior e queremos crescer apenas com sua ajuda, como se entrássemos no útero do grau superior como um embrião e lá nos anulássemos completamente, desejamos que o superior nos molde em qualquer forma que deseje.

Desta forma, já estamos começando a crescer do outro lado do Machsom na qualidade de doação.

Não há escolha. Devemos desistir e levantar as mãos, como está escrito: “E aconteceu que os filhos de Israel suspiraram por causa da obra e clamaram e seu clamor por causa da obra subiu a Deus … e Deus ouviu seus gemidos”. No entanto, isso só acontece depois de termos feito todo o possível e termos chegado a um colapso total, o ponto em que não podemos continuar assim. O que podemos fazer é apenas clamar ao Criador. E será um grito perfeito porque temos certeza de que dependemos apenas da força superior e não temos chance de alcançar o que queremos com nossas próprias forças.

Esse clamor é na verdade do trabalho malsucedido, ou seja, ele requer pelo menos um grupo, uma dezena, e só então podemos chegar a um clamor verdadeiro e receber a ajuda da força superior, a luz que reformado, que nos tira da intenção para nosso próprio benefício para a intenção de doar. Assim, escapamos do Egito.

Da Lição Diária de Cabalá 11/03/21, “Pessach