Quando O Bem Está Revestido Do Mal

207Zohar Para Todos, VaYera, Item 375: Da mesma forma, em um dia quando há Din no mundo e o Criador se senta no trono do julgamento, que Satanás está lá caluniando acima e abaixo. Ele está lá para destruir o mundo e levar as almas das pessoas, pois ele é Satanás, o anjo da morte.

Comentário: Dizemos que não há ninguém no mundo além do Criador. No entanto, acontece que também existe Satanás.

Minha Resposta: No “depósito” do Criador não está apenas Satanás, mas também o Faraó, os anjos bons e maus, o anjo da morte e assim por diante.

Pergunta: E quanto a “Não há outro além Dele”?

Resposta: É por isso que eles estão em Seu “depósito”, e Ele os usa, envia essas forças em todas as direções e simplesmente os controla, puxa os cordões. Estamos sob a influência de forças boas e más. Além disso, elas são supostamente maus porque tudo é para o bem.

Afinal, para nos movermos para frente, é necessário nos empurrar do lado oposto. Aqui, Ele é revelado a nós em suas diferentes formas, com diferentes faces: gentil e mal, mau e bom.

Tudo isso para mostrar ao homem o significado interior, para mostrar-lhe a vida, a história, a geografia, todo o desenvolvimento da humanidade, o mundo interior de todos, e assim por diante. Devemos descobrir isso a partir de duas qualidades opostas.

O que o Criador faz? Ele assume o controle de Satanás e trabalha por meio dele. O bem se reveste de mal para influir em nosso mal e com este contra-ataque nos conduzir ao bem. Do contrário, nós, como egoístas, receberíamos o bem de maneira egoísta.

No entanto, quando este bem está revestido de mal e como se o mal externo do Criador se opusesse ao nosso mal, então nosso descontentamento se manifesta e surgem problemas. Somos forçados a fazer algo conosco.

Gradualmente, nos tornamos mais suaves, nos abrimos e nos tornamos prontos para a revelação do bem. Então o Criador libera o bem de Si mesmo, e nós nos fundimos uns com os outros. Essa é a única maneira pela qual podemos influenciar uns aos outros: o bem com o bem e o mal com o mal.

Não vai funcionar de outra forma porque os outros não vão entender você. Procure tratar bem quem o maltrata e verá que, assim, despertará um mal ainda maior. Mas internamente, ainda é preciso agir com amor e bondade.

Do lado de fora, você deve se comportar da maneira que eles se comportam, porque só assim você pode forçar o lado oposto a aceitar o método de correção. Essa é uma psicologia corporal elementar. O Criador também trabalha conosco de acordo com este princípio.

Não há nada de complicado nisso. Você só precisa se aprofundar um pouco mais no sistema de relacionamento que existe entre nós, ver se funciona e usá-lo precisamente para compreender o sistema interno do universo e alcançar sua ascensão espiritual.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar # 7