Os Objetivos Que Nos Escolhem

294.1Comentário: Em resposta a um de seus vídeos, alguém escreveu: “Em geral, chegar a algum tipo de meta global e depois cumpri-la é se enganar”. Foi quando você falou sobre o objetivo da vida, sobre o grande objetivo que deve ser traçado.

“Precisamos traçar apenas metas pequenas e locais: fazer café para não derramar, fazer o seu dinheiro durar até a mensalidade, como sempre, perder dois quilos de peso, ler um livro, memorizar um poema”.

Minha Resposta: Absolutamente certo! Alegre-se com esses objetivos pequenos, muito pequenos. Você não pode erguer sua cabeça mais alto, não pode pensar no futuro.

E me sinto controlado por todo o mundo. É por isso que esse controle me preocupa.

Pergunta:  Fiz um café para mim, mas tenho a sensação de que não posso mais estar particularmente feliz com isso. Há algo tão grande na minha frente.

Resposta: Claro. Até eu terminar esta xícara de café, algo pode acontecer. O que devo fazer? Eu fui criado desta forma.

Tenho filhos e preciso pensar neles. Tenho netos e quero pensar neles. Este é um sentimento natural de cada pessoa. Essas não são algumas metas ou preocupações artificiais. Elas estão dentro de mim naturalmente, como em qualquer pessoa. Como devo reagir a isso? “Não me incomode e me deixe terminar meu café”. Não vai funcionar assim.

Se isso me incomoda, vou pensar a respeito. Quero saber em que tipo de mundo meus netos viverão. Eles já são adultos. Eles se formam em universidades e vão para o mundo. Que tipo de mundo?

Pergunta: Isso é chamado de grande objetivo em que estou pensando?

Resposta: Claro. Ao mesmo tempo, não penso em mim, penso na geração em que viverão meus netos. Quero cuidar deles como cada pessoa cuida de seus filhos. Não quero saltar acima disso em direção a objetivos espirituais. Estou pronto para me limitar a isso.

Bem, como podemos não pensar no que acontecerá na Terra em 50 anos? Em 100 anos? Para onde se moverá a humanidade?

Comentário: O gosto do café desaparece imediatamente quando de repente começo a pensar nisso, a olhar para o mundo.

Minha Resposta: Sim, mas nós, humanos, podemos construí-lo. Ainda precisamos nos preocupar em como podemos prover para nossos filhos, netos e para toda a humanidade em geral, um amanhã normal e depois de amanhã.

Pergunta: Quando exatamente você fala sobre o objetivo da vida?

Resposta: Este é o destino de algumas pessoas, imposto a elas de cima. Vou dizer assim: elas são forçadas de cima a pensar no futuro, no futuro espiritual, na ascensão espiritual da humanidade. Mas isso ainda está ligado, entre outras coisas, às nossas ações terrenas.

Portanto, devemos conectar uma com a outra. E devemos conectá-las em nossa geração. Portanto, quer queiramos ou não, em nossa geração devemos pensar nos motivos internos de nossas ações.

Pergunta: Ou seja, é importante para você que a humanidade alcance essa boa conexão?

Resposta: Sem isso, amanhã ela não poderá tomar café com calma.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 28/01/21