Os Dois Mandamentos: Recepção E Doação

560Baal Sulam, “A Paz”: No exame geral, descobrimos que existem apenas duas Mitzvot a serem seguidas na sociedade. Estas podem ser chamadas de 1) “recepção” e 2) “doação”. Isso significa que cada membro deve, por natureza, receber suas necessidades da sociedade e beneficiar a sociedade por meio de seu trabalho pelo bem-estar dela. E se alguém quebrar uma dessas duas Mitzvot, será punido impiedosamente.

Pergunta: Se Baal HaSulam acreditava que havia apenas dois mandamentos, onde devemos colocar os Dez Mandamentos? Esses dois estão divididos em 10.613?

Resposta: Nós definimos tudo isso dependendo de nossos estados, relacionamentos, etc. Mas, na realidade, o que mais existe na natureza além da recepção e doação? Nada!

Pergunta:  É como o fato de haver 365 dias, tantas horas e tantos segundos em um ano, ou seja, os dois mandamentos principais são divididos em auxiliares?

Resposta: Sim. Na natureza, não há nada além de positivo e negativo. Mas quando você começa a introduzi-los nos relacionamentos entre as pessoas, você expõe as pessoas, seus relacionamentos e cada pessoa em relação a você e aos outros, e você obtém um grande número de condições – para receber e para doar. E você deve, de alguma forma, reunir isso em um sistema. Isso, em princípio, é descrito na Torá.

Comentário: Rabi Akiva foi ainda mais longe, afirmando que existe um único mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

Minha Resposta: Ele prevalece sobre esses dois, de modo que tanto a recepção quanto a doação são apenas para o benefício dos outros.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 26/12/19

Comente