“O Que Significa O Segundo Mandamento?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Significa O Segundo Mandamento?

O segundo mandamento, a saber: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”, significa que tudo o que podemos imaginar vem da força superior única. Portanto, enganamo-nos se pensamos que existem forças além desta força, que criam, implementam ou tomam decisões em nosso mundo. Em outras palavras, se percebemos outras forças além de uma força única operando na realidade, devemos reconhecer que não estamos no mais alto grau de realização.

Para observar o segundo mandamento, precisamos perceber e sentir a força única por trás de tudo em nosso mundo, todos os objetos, vida vegetal, vida animada e pessoas. Se conectarmos tudo o que vemos e sentimos a uma força única posicionada por trás de tudo, cumpriremos este mandamento.

A proibição de fazer uma imagem se deve à nossa incapacidade de retratar a força superior única na realidade. Semelhante à como imaginamos as forças físicas como vetores em nosso mundo, além de desenhar uma flecha para indicar a direção em que essa força atua – ou seja, como é uma força de doação, conexão, integração e emanação que não tem interesse próprio de qualquer espécie – não podemos representar essa força em um quadro ou imagem da mesma forma que fazemos com objetos corpóreos.

Baseado na palestra “Estados Espirituais: Os Dez Mandamentos” em 26 de dezembro de 2019. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.

Comente