“O Que Significa Cobiçar A Mulher Do Teu Próximo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Significa Cobiçar A Mulher Do Teu Próximo?

Os estados em que progredimos devem ter como objetivo apenas a doação, e não o benefício próprio.

Nosso estado é muito interessante em relação ao nosso caminho espiritual. Por um lado, estamos sozinhos e o mundo inteiro está dentro de nós, como está escrito: “Uma pessoa é um mundo pequeno”.

Por outro lado, todos os nossos desejos internos aparecem como personagens existentes fora de nós. O mesmo se aplica aos nossos amigos que pensam da mesma forma: Parece-nos que eles existem fora de nós e, mais tarde, gradualmente começamos a ver que todos eles estão dentro de nós.

“Próximos” refere-se a esses amigos que pensam como nós.

Para progredir espiritualmente, ou seja, para descobrir nossa conexão com o Criador, precisamos processar seus desejos, que são chamados de “mulheres”, a partir de um nível espiritual, ou seja, um grau de doação. Isso significa que precisamos nos ajustar a esses desejos e trabalhar neles para o benefício deles, e não para benefício próprio.

Isso não tem nada a ver com os gêneros como os entendemos em nosso mundo. A parte feminina representa o desejo de receber, a questão fundamental da criação, e a parte masculina representa o desejo de doar, que é a natureza do Criador.

Portanto, trabalhando para beneficiar o desejo de receber, e não para usá-lo para benefício próprio, agimos em um nível espiritual, como o próprio Criador, e assim implementamos o mandamento: “Não cobiçarás a mulher do teu próximo”. Em outras palavras, operamos em um grau de “Ama teu próximo como a ti mesmo”.

Os Dez Mandamentos estão localizados no nível das dez Sefirot. O mandamento “Não cobiçarás a mulher do teu próximo” é o mais sério de todos os mandamentos porque trata da mais baixa qualidade egoísta interna, ou seja, usar o desejo de receber para receber apenas para benefício próprio.

A proibição de tal intenção nos permite aplicar plenamente a intenção de doar ao nosso desejo de receber, de modo que possamos entrar em uma conexão mútua entre nós em um nível espiritual superior, onde não somos divididos por gênero.

Baseado no programa de TV “Estados Espirituais” com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 26 de dezembro de 2019. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.