“O Que São Os Dez Mandamentos Dados Na Bíblia?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que São Os Dez Mandamentos Dados Na Bíblia?

Os Dez Mandamentos são as leis de nossa conexão absoluta uns com os outros e com a força de doação que mantém nossa conexão unida.

A Torá é dada na base do Monte Sinai, que é uma montanha gigantesca de ódio egoísta (“Sinai” vem da palavra “Sinah [“ódio”]), após o povo de Israel (ou seja, pessoas com um desejo comum “Yashar Kel” [“direto ao Criador”]) aceitar a condição de garantia mútua – ser unido “como um homem com um coração”. Em outras palavras, alcançamos um estágio em nosso desenvolvimento onde descobrimos uma montanha de ego, divisão e ódio acima de nós, e podemos escalar essa montanha apenas com um ponto no coração, ou seja, unindo nosso desejo comum de ascensão espiritual acima de todos os outros desejos egoístas. Este ponto é chamado de “Moisés” (da palavra “Moshech” [“puxar”]), porque nos puxa para fora do nosso ego.

O Monte Sinai é enorme, ainda maior que a Torre de Babel. Estar na base do Monte Sinai significa que concordamos em unir todas as partes de nossos egos individuais em uma grande montanha. Então, em vez de temer esse grande ódio e divisão entre nós, devemos usá-lo como um impulso para ansiar pela unidade, uma vez que o único propósito de receber um ego é para que o usemos para alimentar nossa unidade.

Quando nos unimos acima desta montanha de ego e ódio, exigimos a revelação da força de doação em nossa unificação. A tendência de se unir é o vaso espiritual, a deficiência de amor mútuo, doação e conexão, como está escrito: “Do amor dos seres criados ao amor do Criador”. Assim, aceitamos a condição de “Ame o próximo como a si mesmo” e recebamos os Dez Mandamentos.

Os Dez Mandamentos referem-se ao uso correto do desejo de desfrutar. Eles discutem as limitações que precisamos implementar em Malchut se quisermos estabelecer e manter uma conexão espiritual. Essas limitações são chamadas de “tela” (“Masach”) e “luz refletida” (“Ohr Hozer”). Quando Malchut aceita essas limitações, permite que as dez Sefirot, que também são conhecidas como os Dez Mandamentos, se vistam nela.

Um mandamento (Dover) deriva da raiz hebraica para “enunciado” (Dibur), ou seja, ele nasce na Peh (boca) do Partzuf, a Peh de Rosh. Essas ações são realizadas no mundo de Atzilut.

Recebemos os Dez Mandamentos depois de nos unirmos “como um homem com um coração”. Caso contrário, não podemos ouvi-los. Temos que estar no nível de Bina para ter um ouvido que possa ouvir as dez declarações do Monte Sinai. Na prática, isso significa que primeiro precisamos passar por um período de preparação até que possamos nos unir no nível de “como um homem com um coração”, e somente nessa fase ouvimos os mandamentos. Se não estivermos em tal nível espiritual, carecemos dos vasos para entender e observar esses mandamentos.

Baseado na Lição Diária de Cabalá com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 3 de junho de 2014. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.