O Público Mais Receptivo

944Pergunta: Você é nosso guia espiritual neste mundo. Existe uma explicação para o fato de o professor de um grupo tão global falar russo?

Resposta: O fato é que hoje o público que fala russo é o mais receptivo do mundo, por vários motivos.

Primeiro, a maioria da nação judaica vivia no território da Rússia czarista e na Europa Oriental, que impregnou essa área com suas ideias Cabalísticas. Isto é muito importante. A própria terra começou a cultivar Cabalistas.

Em segundo lugar, enquanto a sabedoria da Cabalá foi gradualmente revelada a partir do século XVI, desde o tempo do ARI que vivia na terra de Israel, em Safed, ela se desenvolveu principalmente na Rússia nas áreas onde os judeus viveram – Lituânia, Bielo-Rússia e a Ucrânia – que é onde os Cabalistas viviam.

Muitos livros de Cabalá, que ainda são famosos hoje e que estudamos com bastante frequência, foram escritos nesses lugares entre os séculos XVII e XIX. Portanto, de uma perspectiva territorial, a Rússia é o berço da Cabalá moderna. É a razão pela qual parte da nação judaica, e não apenas a nação judaica, que cresceu lá, percebe a sabedoria da Cabalá tão bem e é atraída para a realização da espiritualidade.

Eu posso ver uma inclinação para estudar Cabalá nessas pessoas e as recebo calorosamente e me certifico de satisfazer seus anseios espirituais.

A sabedoria da Cabalá é a obtenção do sentido da vida e de toda a estrutura da criação. Explica como o sistema funciona, como opera e como uma pessoa pode impactá-lo.

Então, aparentemente, não é por acaso que eu falo russo. Sei hebraico apenas para estudar a sabedoria da Cabalá, mas minha língua materna é o russo e penso e sinto em russo. É impossível me separar disso, embora eu tenha vindo para Israel em 1974. Este é o meu destino.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 02/12/18