No Labirinto

239O Criador organiza todos os estados do homem de tal forma que todos eles o direcionam para a busca pela força superior, a fonte da vida. Ele projeta tudo para que o homem tropece constantemente contra uma parede.

Depois de muitas batidas na parede, este labirinto finalmente o leva ao apelo correto. A pessoa aprende como se voltar ao Criador e com que pedido, e em troca, o Criador lhe dá a força de doação de Suas próprias forças.

É quando uma pessoa se torna um homem, Adão, ou seja, semelhante ao Criador de acordo com a força que recebeu Dele. É assim que ela começa a sair de seu egoísmo, como um broto brotando do solo, e a se construir corretamente com compreensão e consciência.

No entanto, o Criador constantemente estabelece novas condições para ela contra esse crescimento, e a cada vez a pessoa deve encontrar uma maneira de transformá-las em condições favoráveis ​​e avançar até atingir a meta.

O mais importante é ver que todas as condições que recebemos tanto na espiritualidade quanto na corporeidade, individual e coletivamente, vêm de cima, do Criador, a fim de nos organizar e nos conduzir através do labirinto que leva à entrada do mundo espiritual.

É importante descobrir em cada estado que nada conseguiremos por meio da força de nosso desejo egoísta. Somente nos separando dele espiritualmente e confiando totalmente no Criador, em Sua força de doação, a segunda força que existe na natureza, e conectando nossa vida espiritual com ela, podemos avançar passo a passo. O Criador colocará obstáculos em nosso caminho a cada vez, colocando novas condições, e nos voltaremos a Ele repetidamente acima desses obstáculos.

Todos os estados devem ser percebidos como estágios necessários, graus pelos quais devemos passar para construir o apelo correto e condições externas de acompanhamento. Tudo está organizado de forma ideal para nos conduzir ao pedido correto. Como está escrito: “E aconteceu que os filhos de Israel suspiraram por causa do trabalho”, da escravidão, de estarem sob o controle do egoísmo.

É quando saímos do controle do egoísmo, ou seja, do exílio egípcio, entramos no mundo superior e alcançamos a revelação do Criador aos seres criados. O Criador nos dá a força de doação, a força da fé acima da razão acima da força de recepção.

O principal é perceber cada vez mais claramente que tudo depende apenas do Criador. As dificuldades, sua resolução e as respostas corretas, tudo vem do Criador. Só uma coisa depende de nós: não desistir de nossas tentativas, mas pressionar o Criador através da dezena, pedir e exigir que Ele nos dê Sua força para nos assemelharmos a Ele. Então nos tornaremos os “… filhos do Senhor vosso Deus”, tendo recebido a força de doação, como a que Ele tem.

Da Lição Diária de Cabalá 05/03/21, “Tudo É Obtido Pelo Poder da Oração”