Natureza Humana: Espiar E Escutar

623Pergunta: Existe uma frase: “O que é impossível observar abertamente, uma pessoa observa secretamente.” Com o desenvolvimento da Internet, a linha entre observar e espiar foi completamente apagada. O que sempre esteve oculto está aberto e acessível a todos.

De acordo com estudos recentes, isso é definido como a experiência de certas emoções estimulantes que fazem com que uma pessoa se desenvolva. Ou seja, ela recebe a força que a faz ir mais longe.

Por que as pessoas gostam de espionar os outros?

Resposta: Porque ao mesmo tempo a pessoa, primeiro, se avalia acima dos outros. Esse é o primeiro impulso: eles não me veem, mas eu os vejo. Eu sou mais legal do que eles, e isso é o mais importante. Em segundo lugar, talvez isso lhe dê a oportunidade de comandá-los ou de alguma forma se defender deles, etc.

Mas, em geral, espiar é uma grande ajuda para o nosso egoísmo, que expande o ego e nos faz sentir como governantes, mestres, donos das circunstâncias.

Pergunta: A sensação de tal poder é boa ou ruim?

Resposta: Isso não é bom nem ruim. Isso deve nos levar a reavaliar nossos valores para que entendamos que todo o nosso egoísmo, todos os nossos desejos de sermos melhores, mais fortes e mais inteligentes do que os outros estão errados. Afinal, no final das contas, em relação à natureza, agimos como um único todo – a humanidade.

Para nos posicionarmos corretamente, devemos nos unir. Então seremos capazes de administrar corretamente nosso próprio destino, a natureza e o mundo. Ao nos unirmos, diminuímos nosso egoísmo e aumentamos nosso altruísmo. Assim, poderemos realmente nos elevar acima de nossa natureza egoísta e não abusaremos da ideia de espionar e escutar.

De KabTV, “Expresso de Cabalá”, 16/02/21