“Lembre-Te Do Dia Do Shabat Para Santificá-Lo”

560Pergunta: O quarto mandamento é: “Lembra-te do dia do Shabat (Sábado) para santificá-lo”

Por que é necessário que o homem observe um certo dia, para descansar neste dia, e isso é tão importante para o Criador?

Resposta: É importante porque existe um ciclo: cada sétimo dia é uma pausa, como se parasse o universo inteiro e o reiniciasse. Isso se chama “uma semana”.

Comentário: Você disse que o trabalho do homem ocorre durante seis dias que simbolizam as seis Sefirot de Zeir Anpin. Digamos que todo o nosso trabalho seja o de nos conectarmos com outras pessoas. Por seis dias, o homem parece trabalhar por conta própria, mas ele deve entender que mesmo que trabalhe no sétimo dia, isso não lhe trará nenhum benefício. O Criador deve completar o trabalho para ele.

Minha Resposta: Não se trata de nosso trabalho diário.

Está escrito que o Criador trabalhou seis dias e descansou no sétimo dia. Isso significa que devemos trabalhar seis dias e descansar no sétimo dia. Mas isso não significa trabalhar como o Criador.

O trabalho Dele é a criação. É Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod – seis direções.

E o nosso trabalho é nos modificarmos de acordo com essas seis categorias. Quando terminamos, chegamos à última. Mas a última categoria é realizada em nós por si mesma. Portanto, não há nada a fazer aqui, apenas não interferir.

Se você atraiu corretamente as seis forças sobre si mesmo, a sétima força, o Shabat, da palavra “Shvita” (uma pausa durante o trabalho), faz todo o trabalho por si mesma, precisamente porque você não interfere nas ações do Criador. Você recebeu do Criador tudo o que é possível nos seis estágios, os chamados “seis dias”, que estão unidos em você, e então no sétimo dia, você recebe o resultado.

Pergunta: Então, estamos falando do trabalho espiritual interno? Quando eu passo esses seis graus, o próximo começa automaticamente. Isso significa que mesmo se eu quisesse, não poderia trabalhar?

Resposta: Não, absolutamente não. Essa é a obra da luz. O sétimo grau é a soma, o resultado dos seis graus anteriores. Precisamos apenas permitir que isso seja realizado.

Pergunta: Significa que se uma pessoa se conectou com outra por seus próprios esforços, surge o orgulho nela. Essa não é a conexão da qual estamos falando. Precisamos fazer um esforço e depois deixar o trabalho para o Criador?

Resposta: Sempre! Porque você não será capaz de terminar sozinho de qualquer maneira.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 26/12/19