Confronto Entre Abraão E Nimrod

115.06Comentário: Um dos famosos Cabalistas, O comentarista do Tanach, David Altschuler escreveu que antes da época do Rei Nimrod, todas as pessoas eram iguais e nenhuma delas se ergueu para dominar as outras. Mas Nimrod começou a dominar e governar na Terra. Então as pessoas começaram a construir a Torre de Babel.

Minha Resposta: A Torre de Babel, Migdal Bavel em hebraico, da palavra “lebalbel” (confundir), significa confusão, mistura de línguas. Isso significa que o egoísmo se tornou mais elevado do que as pessoas e elas deixaram de se entender.

Pergunta: Aqui dois personagens apareceram, Abraão e Nimrod, simbolizando o bem e o mal, uma força positiva e uma negativa. Abraão afirmou que era necessário se unir acima das contradições que surgiram, e Nimrod propôs se dispersar e se estabelecer por todo o mundo. Qual é a resistência aqui?

Resposta: Abraão clamou pela mesma unidade de antes. Antes isso era natural, e agora, quando as contradições surgiam, era necessário alcançar a conexão acima delas. Nimrod defendeu o que é chamado de desenvolvimento capitalista, por uma decisão racional.

Ambos estavam certos. Porque, por um lado, Abraão disse: “Vivíamos bem. Agora o egoísmo surgiu e nos separa. Vamos nos unir!” Nimrod, entretanto, pensou: “Por que precisamos nos unir? Tudo o que vem da natureza é bom. Se o egoísmo apareceu, ele nos desenvolverá. Por que devemos nos nivelar novamente?”

Pergunta: É claro que surgiu um conflito entre eles. Mas, uma vez que a Torá não fala sobre corporeidade, o que significa, de um ponto de vista interno, que duas forças se manifestam em uma pessoa: Abraão e Nimrod? Quais são essas forças?

Resposta: Abraão chamou as pessoas que possuíam esses dois pontos para elevar o ponto da unidade, para elevá-lo ainda mais alto, porque é para esse propósito que o egoísmo estava se desenvolvendo.

Nimrod afirmava que o egoísmo era necessário para si mesmo, de modo que, ao usá-lo, começaremos a nos desenvolver corporal e tecnologicamente.

Nimrod, da palavra “mered” (revolução), opôs-se à natureza integral. Ele estava convencido de que o egoísmo deveria ser usado sempre que possível.

Pergunta: O egoísmo não é natural? Parece que Nimrod estava indo de maneira natural, seguindo sua natureza.

Resposta: Depende do que ele estava seguindo. A natureza é baseada no equilíbrio e na homeostase interna. O egoísmo, como o câncer, viola tudo.

Acontece que, por um lado, a natureza é construída sobre a competição e, por outro, ela é construída sobre a interação, no equilíbrio de dois sistemas opostos. Um sistema é Nimrod e o outro é Abraão. O problema é como equilibrá-los.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 13/05/19