Como Ganhar Em Qualquer Situação

506.1Pergunta: Certa vez, um estudante europeu, campeão mundial de boxe e luta francesa, procurou um antigo professor de artes marciais e perguntou: “O que você pode me ensinar?”

O velho mestre disse: “Imagine que você está andando pela cidade e acidentalmente vagueia por uma rua onde vários bandidos estão esperando por você que querem roubá-lo e quebrar suas costelas”. O aluno diz: “E você vai me ensinar truques para derrotá-los?” “Não, vou te ensinar a não ir lá”.

A questão é: se você for forte, você avança para derrotar seus inimigos ou se afasta deles? O que você vai fazer? Enfrentamos todos os tipos de perigos hoje. Alguém caminha para o perigo e dizem que ele é corajoso. Alguém o evita, é um covarde. Como uma pessoa deve se comportar?

Resposta: Existem pessoas que gostam de se envolver em todos os tipos de jogos, disputas e confrontos perigosos. Para elas, essa mesma situação, esse mesmo acontecimento dá uma emoção tal que, para isso, elas acreditam, é preciso viver. Todas essas festas, tudo isso é totalmente inútil.

E tem gente que não quer isso; estão interessadas ​​em resultados. Se posso conseguir o que preciso sem me envolver em quaisquer explicações e relacionamentos gerais com essas nulidades que estão girando em todas essas reuniões, por que deveria fazer isso?

A atitude deve ser a seguinte: mais perto da meta e longe de todos esses confrontos. Eles o forçarão, eles o colarão às sociedades deles e você terá que respondê-los. Eles vão grudar em você e não vão deixá-lo ir. Eles farão você girar em seus círculos. Você não precisa disso. Você ficará confuso ao longo do caminho e não alcançará a meta.

Então, o melhor de tudo, você não precisa dessas artes para lutar contra oponentes. De forma alguma! Você não precisa de nenhum conhecimento de nenhuma técnica lá. Você precisa saber como pode atingir esse objetivo de uma forma curta e simples. Isso geralmente é feito simulando o estado que você deseja alcançar.

Pergunta: Como você pode contornar essa rua? Não é realmente essa sabedoria que devemos aprender a contornar?

Resposta: Com que propósito você vai lá, vai por aí ou vai a algum lugar?

Comentário: O objetivo talvez seja simplesmente derrotar esse bandido ou esse político.

Minha Resposta: Isso é outro assunto. Então você tem que ir lá e fazer alguma coisa lá.

E se o seu objetivo não é para os homens, mas para fazer algum tipo de mudança na natureza – a natureza da sociedade ou do Estado, você não precisa de todos os tipos de disputas mesquinhas de gângsteres.

Pergunta: Que objetivo o homem ainda deve ter para não envolver nesses confrontos de forma alguma, para entender que tudo isso é um absurdo?

Resposta: Se estamos falando de uma meta pura, devo defini-la para mim mesmo e perceber que ela só pode ser alcançada com a ajuda de uma força superior. Então, devo ir para a área onde essa força superior opera, estabelecer contato com ela e negociar com ela para que faça o que for necessário.

Não entre em áreas egoístas, mas altruístas. E devo encontrar o contato com o Criador lá e convencê-Lo, implorar a Ele, que é necessário mudar a humanidade.

Pergunta: E que tipo de truques existem na área altruísta?

Resposta: O oposto é verdadeiro. Não é o egoísmo com que eu entro e tento mostrar a todos o quão legal eu sou, mas o altruísmo, quando eu entro e mostro a todos o quanto eu posso me anular pelo bem dos outros.

Pergunta: Isso é chamado de coragem real?

Resposta: Sim, claro.

Pergunta: E você também vai lá para lutar? Isso é uma luta também?

Resposta: Haverá outra batalha aqui: você deve lutar consigo mesmo. Porque você sente que toda a sua natureza está contra isso.

Comentário: Ou seja, o principal é dominar as técnicas de luta contra si mesmo e não contra outra pessoa?

Resposta: E isso não está tão longe.

Pergunta: O homem chegará a isso?

Resposta: Ele chegará.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 15/02/21