Canção Para Duas Vozes

528.03Mesmo que me pareça que tudo o que acontece comigo depende de mim mesmo, de meus amigos ou de outras razões aleatórias, na realidade tudo vem do Criador.

Se eu percebo dessa forma, significa que estou sempre diante do Criador e não diante do Faraó ou de quaisquer outras forças. É disso que preciso: sempre me imaginar diante do Criador.

Então, o que devo fazer é tentar vê-Lo através de todas as influências que Ele desperta em mim, entender que tudo vem da força superior, que não há nada além dela. Com essa atitude para tudo o que está acontecendo, já saberei como responder. Eu tenho que me conectar tanto quanto possível com os amigos e me conectar com o Criador junto com eles até que O revelemos entre nós. Então o Criador corrigirá a conexão entre nós e Ele a preencherá.

Este é o nosso trabalho a cada momento. Os estados que surgem entre nós neste caminho podem ser chamados de Egito, exílio, êxodo do Egito e assim por diante. No entanto, em essência, essa é a dezena, que deve fortalecer constantemente nossa conexão, avançar mais e mais a fim de revelar o Criador na conexão entre nós, a força superior, que é a única que controla tudo.

Essa força aparece para nós na forma de Faraó, ou o Criador, ou vários vilões e pessoas justas. Porém, é o Criador que brinca conosco o tempo todo a fim de despertar a dezena e cada um de nós para a conexão acima de todas as mudanças que Ele causou em nós, acima de todas as perturbações.

Então começamos a entender a linguagem do Criador, a reconhecer o que Ele quer de nós, como Ele se dirige a nós, como Ele toca em nós como se fosse um instrumento musical. Sentimos as mudanças que Ele faz em nós e como Suas luzes se espalham dentro de nossas conexões na dezena, ou seja, preenchem nosso Partzuf.

Assim, podemos responder ao Seu endereço e respondo a Ele. Temos uma linguagem comum, como está escrito: “Eu sou pelo meu amado e o meu amado é por mim”. O Criador fala conosco mudando nossos desejos específicos na dezena, e queremos nos conectar no topo de todos os estados; essa é a nossa resposta a Ele. Como resultado, obtemos uma música de verdade, Ele fala conosco e nós falamos com Ele e cantamos a música juntos.

O principal é imaginar que tudo está dentro da dezena e não foge dela, mas combina todos os estados juntos, em um sistema: sete anos de abundância e sete anos de fome, Faraó, o Criador e Moisés. Então, tudo se encaixará de forma maravilhosa e fácil.

Da Lição Diária de Cabalá 16/03/21, “Pessach”