A Necessidade De Fazer Perguntas

938.04Pergunta: Há alunos que não sentem necessidade de fazer perguntas há anos. Isso impede seu avanço?

Resposta: Depende da natureza do aluno. Há 400 alunos sentados na minha frente todos os dias e cerca de 20 deles me fazem perguntas regularmente, já os conheço de cor. Eles não podem se comportar de maneira diferente porque precisam estudar por meio de um diálogo com o professor. Eles devem fazer uma pergunta e ouvir a resposta que é especificamente para eles. Caso contrário, não ouvem o que é dito.

É uma grande questão se eles ouvem o que os outros estão dizendo. Então, por um lado, eu reclamo para eles, e por outro lado, entendo que eles precisam ouvir a resposta específica para a sua pergunta e se integrar nas perguntas dos outros é um problema para eles.

Felizmente, não são muitos, eu já os conheço e não há nada que eu possa fazer a respeito. Sem eles, não haveria perguntas e, se não houvesse perguntas, algo estaria faltando. Então deixe-os perguntar. Depende do caráter de uma pessoa, da estrutura de sua personalidade. Portanto, não se preocupe se estudar em silêncio e não fizer perguntas. Não é um problema, desde que você esteja presente.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 04/04/19

Comente