Um Herói É Aquele Que Vence A Si Mesmo

507.03Pergunta: Seu professor, o Rabash, escreveu que um herói entre os heróis é alguém que transforma aquele que o odeia em aquele que o ama, que um herói é aquele que supera sua inclinação ao mal.

Olhando para outras pessoas através do meu prisma egoísta, eu as vejo como baixas e vis e eu como sublime. Mas se faço um esforço para vê-las elevadas aos meus olhos, me torno um herói. Ser um herói significa superar sua natureza egoísta inata?

Resposta: Sim. Um herói é aquele que vence a si mesmo. Em princípio, não precisamos de nada além disso. Se superarmos nossa natureza egoísta, então, nessa medida, simplesmente entraremos no estado de bondade geral.

O fato é que a natureza nos criou como pessoas egoístas que julgam tudo na medida de nossa depravação. Sempre vejo propriedades negativas nos outros. Portanto, preciso entender de alguma forma que todas essas propriedades estão dentro de mim. Essa é a compreensão do mal.

Pergunta: Mas se não houvesse outras pessoas, eu nunca teria visto essas propriedades negativas em mim mesmo?

Resposta: Sim, como qualquer animal.

Pergunta: Ou seja, eu vivo de um ciclo de vida a outro, vejo propriedades negativas em todos e reclamo de todos. Então, em algum momento, de repente começo a entender que tudo isso está dentro de mim?

Resposta: Mas não é fácil chegar a tal entendimento. Os Cabalistas revelaram isso e nos escreveram sobre isso.

À medida que lemos seus livros, começamos a entender que eles estão dizendo a verdade, mas não vemos isso. Eles revelaram tudo em seus sentidos e descreveram em seus escritos, mas ainda não sentimos isso. Portanto, a partir do que lemos, devemos gradualmente nos mover para a compreensão de que tudo na natureza é realmente criado dessa maneira, e nós percebemos isso dessa maneira.

Primeiro ganhamos conhecimento e depois compreensão e realização sensorial.

Pergunta: Como isso acontece? O que significa dentro de mim?

Resposta: Tudo o que acontece no mundo acontece na sua percepção. E você não pode dizer nada sobre o que está fora. O mundo é retratado em nós.

Pergunta: Você pode imaginar quanto mal acontece no mundo a cada segundo? Um Cabalista acha que tudo isso é por causa dele?

Resposta: Não só isso. Se você cavar mais fundo, tudo isso sou eu.

Não posso ver nada exceto meu “eu”, meu desejo. Tudo o que acontece nele é o mundo que eu compreendo.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 13/05/19