Tu Bishvat – O Começo Do Despertar Para A Vida

737.01Tu BiShvat (dia 15 de Shevat) é um feriado chamado “O Ano Novo das Árvores”. Nesse dia, as árvores começam a despertar para a vida em antecipação ao verão, ao ano novo.

Está escrito que o homem é como uma árvore no campo. Portanto, Tu BiShvat simboliza o início do florescimento do homem, de seu desenvolvimento espiritual.

Há quatro celebrações de Ano Novo durante o ano em quatro níveis: inanimado, vegetativo, animal e humano. O Ano Novo das árvores refere-se ao nível vegetativo, que não é parado, mas cresce e se desenvolve e, portanto, se relaciona com o homem.

Nesse dia, a pessoa deve perceber que ela mesma determina seu caminho, o processo de desenvolvimento e a meta. Não há coerção de cima, mas aqui neste lugar na conexão entre nós, nós determinamos e executamos nosso desenvolvimento. Portanto, precisamos verificar se nosso objetivo e todos os nossos passos estão corretos. Se tudo isso tiver como objetivo a conexão, certamente teremos sucesso.

O ano novo é a época do julgamento, por isso precisamos julgar a nós mesmos e ao mundo para determinar o caminho direto para a meta escolhida. Na verdade, devemos nos julgar todos os dias, mas especialmente hoje, no Ano Novo das Árvores. Afinal, este não é mais um estado inanimado, mas sim vegetativo, ou seja, um estado vivente que deseja alcançar algo. Portanto, hoje vamos tentar pensar novamente sobre como crescer mais e mais em direção à meta.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/01/21, “Tu Bishvat (15º dia de Shevat )”