“Remédio Como A Natureza Teria” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin; Remédio Como A Natureza Teria

Há poucos dias, um médico israelense escreveu que, após mais de 20 anos de prática da medicina, muitas vezes ele se vê obrigado a dizer que não sabe. Ele diz que a Covid mudou tudo em sua profissão, e ele e muitos de seus colegas ficam sem noção com frequência.

Se quisermos nos tornar saudáveis, devemos curar nossa atitude social. Isso irá curar nossa sociedade, que, por sua vez, irá curar nossos corpos, e o mundo será um lugar saudável e feliz para se viver.

Parece que a realidade está nos alcançando em todos os aspectos de nossas vidas. Tudo o que colocamos em um pedestal está se desintegrando, incluindo, se não em primeiro lugar, a medicina moderna. Transformamos a saúde em um negócio, e nos negócios, dinheiro é importante, e não pessoas.

Pior ainda, no ano passado, a luta contra a Covid-19 tornou-se uma luta pelo poder político, e as decisões que custam vidas e meios de subsistência a milhões atendem aos interesses do partido em vez de ao interesse do povo. Como tudo o mais, a Covid expôs nossa natureza, e ela não é bonita.

Esquecemos que, no fundo, o corpo humano é o de um animal. Assim como os animais obtêm sua cura da natureza, nós também poderíamos, se apenas ficássemos atentos à nossa natureza. Em vez de uma atitude de abrir, recolocar e costurar de volta, poderíamos ter sabido como manter nossa saúde e como nos curar com facilidade e rapidez quando necessário. Mas ser saudável não é lucrativo, então aprendemos a parar de ouvir a nós mesmos e ficamos doentes.

Não estou defendendo o veganismo; estou simplesmente apontando que nos tornamos surdos para as necessidades naturais do nosso corpo, que, aliás, são muito poucas e custam quase nada. Se estivéssemos mais atentos, saberíamos quais plantas são boas para cada problema e como nos manter saudáveis ​​em geral.

Estamos vivendo dentro da natureza; a natureza nos engendrou, nos sustenta, mas quando se trata de nossa saúde, não temos ideia de como usá-la para manter ou recuperar nossa saúde. É como se tivéssemos cortado o cordão umbilical que nos alimentava e agora estamos tentando sobreviver desconectados de nossa mãe que nos nutre.

Infelizmente, onde nossa desconexão é mais aparente é entre nós. Não apenas nos desconectamos da natureza; nós, antes de mais nada, nos desconectamos um do outro. Estamos sofrendo de narcisismo moral – pensando sobre como nossas ações nos fazem sentir sobre nós mesmos, em vez de suas consequências para os outros. Assim como tratamos cada órgão em nosso corpo como se fosse um sistema autônomo, tratamos a nós mesmos como indivíduos autônomos, independentemente da sociedade em que vivemos. A mesma abordagem que adoece nossa sociedade adoece nossos corpos; estamos doentes por dentro e por fora.

Portanto, reconectar-se à natureza significa reconectar-se a tudo e a todos, sentindo que somos todos partes de um sistema, que tende a todas as suas partes, inclusive nós. Mas isso só acontece se nós também cuidarmos dele. Se quisermos nos tornar saudáveis, devemos curar nossa atitude social. Isso irá curar nossa sociedade, que, por sua vez, irá curar nossos corpos, e o mundo será um lugar saudável e feliz para se viver.

Comente