Quando A Unidade Leva Ao Chauvinismo

566.02Pergunta: Qual é o princípio da fraternidade?

Resposta: A conformidade com este princípio nos proporciona o estado mais confortável. Se pensarmos um no outro, apoiarmos uns aos outros e todos se preocuparem uns com os outros, nenhum de nós se sentirá mal.

Comentário: Dizem que a unidade excessiva leva ao racismo, chauvinismo, fundamentalismo e fanatismo religioso.

Minha Resposta: Não. Isso acontece se eu pegar um grupo de pessoas e começar a tratá-las com mais cuidado porque temos um determinado objetivo dirigido contra os outros. Contra os outros!

Começamos a nos sentir como indivíduos especiais. É um sentimento egoísta que nos dá força. E aqui, é claro, vamos além do escopo. Mas isso não é mais um simples egoísmo, mas chauvinismo.

Pergunta: Então, não é contrário à nossa natureza egoísta nos unir contra alguém?

Resposta: Sim. Nesse caso, só preciso de parceiros. Eu os encontro, cuidamos uns dos outros, somos uma equipe forte e unida, e simplesmente dominamos todos os outros.

Pergunta: Talvez possamos inventar algo para que todos os terráqueos se unam contra alguém, por exemplo, contra alienígenas? Como se estivéssemos em algum tipo de perigo. Então todos os terráqueos seriam unidos.

Resposta: Todo país surge com algum tipo de oponente. E isso realmente une as pessoas. Isso é usado por políticos. Por que todos os países desenvolvidos estão frequentemente em oposição? Isso os ajuda a se unirem, mobiliza pessoas, recursos e mostra uma força adicional nas massas.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 13/05/19