“Qual É O Segredo Para Uma Vida Equilibrada?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É O Segredo Para Uma Vida Equilibrada?

Nós alcançamos uma vida equilibrada quando descobrimos o equilíbrio entre as forças de recepção e as forças de doação, que ocorre quando revelamos a força geral de equilíbrio que existe no sistema do qual fazemos parte. Nesse ponto, começamos a sentir todo o sistema e não apenas nós mesmos, as partes individuais do sistema. Então, nos aproximamos em conexão mútua, doação e apoio de tal forma que todos nós perdemos nosso sentido do “eu” individual e, em vez disso, sentimos a vida em todo o sistema.

Então sentimos todo o sistema, que inclui a humanidade, bem como a natureza em todos os seus níveis, como o nosso. Em nosso nível atual, o exemplo mais próximo dessa sensação, embora ainda longe do sentimento real, é o de uma mãe em relação à sua família: ela sente que perde o sentido de si mesma em seu compromisso com a família, sentindo-a como ela própria. Em outras palavras, sua devoção à família expande seu sentido de identidade para incluir todos os membros da família e, de certa forma, ela sai de seu próprio eu individual nessa sensação.

Portanto, quando nos percebemos na direção da doação aos outros, ou seja, quando pensamos em beneficiar os outros acima do benefício próprio, saímos dos limites estreitos do nosso eu individual e nos abrimos para aqueles a quem desejamos beneficiar de forma semelhante a uma mãe para sua família. Quanto mais amplo o círculo da sociedade para o qual fazemos isso, mais do sistema da natureza e da realidade sentimos.

O equilíbrio final na vida surge quando nos preocupamos com toda a humanidade e a natureza. Nossa sensação de existência se expande para incluir a vida de toda a humanidade e da natureza e não apenas a vida transitória e curta de nosso eu individual. Além disso, ao fazer isso, descobrimos nosso destino na realidade, o de viver para o bem de todo o sistema do qual fazemos parte e sentir a vida desse sistema, e descobrimos como ninguém fica no caminho de ninguém, como atualmente nos parece.

Se começarmos a nos direcionar de maneira holística, também veremos como esse sistema, chamado de “natureza” ou “universo”, começa a nos dar um feedback positivo nessa direção, ajudando-nos em nosso caminho.

De forma prática, ao dar e doar aos outros, ao querer nos beneficiar e nos conectar positivamente com todos, sentiremos um tipo especial de apoio e vitalidade, que ao fazer isso a natureza e a vida trabalham a nosso favor.

Para descobrir esses sinais, precisamos nos cercar de um ambiente de apoio de indivíduos com ideias semelhantes que desejam apoiar uns aos outros em direção a esse estado final de equilíbrio. Aprendendo e procurando como beneficiar os outros em vez do benefício próprio com essas pessoas, e encontrando nosso lugar em tal ambiente, progredimos corretamente em direção ao estado final de equilíbrio final na vida.

O estado de equilíbrio por meio de conexões positivas entre si e com a natureza é a descoberta do grau humano no mundo (a palavra hebraica para “humano” [“Adão”] deriva da frase “semelhante ao mais alto” [“Adameh le Elyon”]). Precisamos de um ambiente de apoio de indivíduos com ideias semelhantes, especificamente porque o cuidado uns com os outros precisa ser mútuo, onde cada um de nós exerce conexões positivas e doações aos outros mutuamente acima de nossos interesses próprios inatos. Com o tempo, ao nos integrarmos a essa sociedade, no final alcançamos a realização do equilíbrio final da vida. Além disso, o esforço de uma massa crítica de pessoas que se direcionam dessa forma influencia positivamente outras pessoas no mundo que não despertam para tal direção, facilitando também para outros e para as gerações futuras alcançar esse equilíbrio.

No final das contas, todos nós iremos nos desenvolver para a realização da humanidade como um sistema interconectado e interdependente, semelhante à natureza em si mesma. Quando atingirmos esse nível de consciência, todos “faremos clique” na natureza, integrando-nos e identificando-nos com ela e aderindo a ela de forma que todos percebamos o destino de cada pessoa individualmente e de todas as pessoas no mundo juntas.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.